Um roteiro de bicicletas para os amantes da boa comida, de Parma a Modena e Bologna!

A região de Emilia Romana oferece muitos produtos excelentes classificados como de Denominação de Origem Protegida (DOP) da Itália, como o queijo Parmigiano Reggiano, o autêntico vinagre balsâmico de Modena, o presunto de Parma, diversos vinhos classificados como DOCG, a massa recheada tradicional feita à mão.

Uma viagem de bicicleta tranquila através desta região te permite desfrutar destas especialidades diretamente dos produtores. Ao mesmo tempo, você pode apreciar a arte e história, e explorar os seus castelos e aldeias históricas que remontam ao período Ducal.

Via Emilia é o tema desta viagem. Esta estrada, construída pelos romanos em 187 a.C., deu origem a cidades importantes como Bologna, Modena e Parma, numa época em que os maiores artistas e arquitetos trabalharam nesse domínio. Você vai descobrir Parma, com a sua catedral e os afrescos de Correggio, na sala da Abadia. E Modena com o seu centro medieval preservado, Patrimônio Histórico Mundial e Catedral Românica. E finalmente Bologna, a capital da região, rica em palácios e torres medievais. Bologna vai te encantar com a sua atmosfera única e seus 40 km de arcadas medievais renascentistas.

Neste roteiro você vai entender o “savoir vivre italiano”: a preservação do patrimônio histórico e artístico, o prazer da boa comida e o amor da boa música, da ópera Verdi a Pavarotti.

Confira nossa galeria

SOBRE A VIAGEM

Duração: 8 dias e 7 noites

Nível: 1 fácil a moderado

Terreno: de plano a montanhoso, com algumas subidas e descidas suaves. 90% das vias são pavimentadas.

Total pedalado: 309 km, em 5 dias de pedal

Briefing: no 2º dia será feito um briefing com nosso representante com o detalhamento da viagem e a entrega das bicicletas. 

  • "O passeio pela região de Provence - França foi Excelente, sem palavras. Tudo foi perfeito, lugares maravilhosos, hotéis excelentes, os caminhos percorridos, o nosso guia Henrique sempre atencioso e prestativo. A Bike Expedition está de parabéns em todos os quesitos. Muito bom gosto no roteiro escolhido, pela organização do passeio, etc e etc... Super abraço e Parabéns!"

    Rosemeri Vieira
    Rosemeri Vieira Provence
  • "No Barco Magnifique, a cabine Premium ofereceu mais espaço de quarto e toalete do que esperávamos, e conforto. De dia, pedal e turismo: num ritmo legal, percorríamos os médios 50km diários sem maior esforço, devido à planura do terreno, com turismo rural e algum citadino. À noite, jantar com o grupo todo, onde a social era intensa. Foi ótimo. Enfim, é um excelente pacote."

    Adriana Toledo
    Adriana Toledo Roteiro das Tulipas Holanda
  • "Ainda estou anestesiada com essa viagem ... foi maravilhosa! Nunca imaginei como seríamos tão impactados com a beleza da Croácia e todo o roteiro de bike. Desde o barco - Princeza Diana, os guias, a tripulação, a infraestrutura. Tudo perfeito!"

    Claudia Prado
    Claudia Prado Croácia
  • Foi tudo ótimo na viagem, foi perfeito! A equipe do Quo Vadis é muito bacana e nós adoramos a viagem... Agradeço sua atenção e suporte, e espero que seja a primeira de muitas...!

    Juliana Barrichelo
    Juliana Barrichelo Holanda
  • "Voltamos do nosso passeio , foi maravilhoso , profissional...gostamos muito...aprovado como uma nova forma de fazer turismo!"

    Elizabeth Lorenz
    Elizabeth Lorenz Provence
  • "Realmente foi surpreendente, o barco, o atendimento, os locais do passeio, a cerveja, a comida. Tudo muito bom. Obrigado e até a próxima que você indicar."

    Miguel e Veronica
    Miguel e Veronica Holanda e Bélgica
  • "Lugares lindos que nunca imaginávamos que poderiam ter na África. Vivenciamos momentos que não esperávamos ! Fizemos safari de bike, Jeep fechado, de Jeep aberto e até caminhando, no qual conseguimos ficar muito perto dos animais . Os lugares que dormimos foram ótimos. A comida estava ótima. Visitar a embaladora de cítricos foi bastante intelectual. Nossa guia e o motorista eram um super guias, fora do comum, foram muitos atenciosos. Agradeço e recomendo!! Nota 10!!"

    Daniele Cabrino Oliveira
    Daniele Cabrino Oliveira Africa do Sul
  • "A viagem foi ótima sob todos os aspectos. Começando pelos guias, ótimos, muito educados e simpaticíssimos, notadamente Marco Antonio, que realmente é uma pessoa especial. Eu adorei, o grupo foi ótimo, a Bike Expedition está de parabéns. Como já pedalei com a concorrência, achei vocês 100 vezes melhores do que eles."

    Roberto V. da Palma
    Roberto V. da Palma Toscana
  • Nossa viagem foi maravilhosa!!! Tudo!! Barco, comida, guias, amizades, pedais, passeios, muitas risadas e comemoramos em alto estilo nossos 25 anos de casados!!!

    Selena e Gabriel
    Selena e Gabriel Croácia
  • “O passeio foi perfeito. Tudo muito organizado, comida ótima. Já estamos planejando o próximo. O guia que tivemos é formado em história.  Assim além da paisagem paradisíaca tivemos aulas de história o que torna a tour completa”.

    Felicitas
    Felicitas

SOBRE O ROTEIRO

1º. Dia: Chegada a Parma

Chegada a Parma. Visite o centro da cidade, onde você verá diversas obras de arte, amplos espaços verdes, e tesouros que atravessaram os tempos.

Jantar livre na cidade. Noite em Parma.

2º. Dia: Parma – Fontanellato – Parma

Depois do café da manhã, pedale pelo campo por ruas parcialmente pavimentadas e passando pela abadia de Paradigna. Entre em San Secondo, onde você poderá parar em um “caseificio”, uma fábrica de queijo, para comprar e saborear alguns Parmegiano Reggiano produzidos na hora (não inclusa). Parmegiano, um dos queijos antigos, ainda é produzido com o mesmo cuidado tradicional a mais de oito séculos. Não perca essa degustação! Continue em direção a Fontanellato, onde você encontrará a poderosa fortaleza de San Vitale. Retorne para Parma e jantaremos em uma trattoria típica. Pernoite em Parma.

Distância percorrida de bike: 57 km

3º. Dia: Parma – Torrechiara – Reggio Emilia
Hoje você vai descobrir a terra onde o Parmegiano é produzido, junto com o famoso presunto de Parma. Com sabor delicado de Parma, ligeiramente salgado com aroma perfumado, é o resultado das condições climáticas particulares em que este presunto é maturado. E para conhece um pouco da história, não perca o castelo Torrechiara. Continue esta rota agradável através de campos cultivados até chegar à antiga fortaleza de Montechiarugola com vista para o rio Enza e para o castelo de Montecchio. Termine o dia com um passeio pela cidade de Reggio Emilia, apreciando os belos edifícios e igrejas da cidade antiga. Jantar livre. Pernoite em Reggio Emilia.

Distância percorrida de bike: 59 km

4º. Dia: Reggio Emilia – Carpi – Modena

A rota de hoje segue pelo interior do Vale do Pó, e oferecerá muitas possibilidades para passeios e degustações. A primeira parada é em Correggio, uma pequena corte da Renascença com o nome do famoso pintor nascido ali. Continue através dos vinhedos de Lambrusco di Santa Croce DOP a caminho de Carpi, uma pérola do Renascimento e antigo lar dos senhores de Pio. Alguns kms adiante, você chega a Modena. Esta cidade oferece extraordinária beleza concentrada em seu gracioso centro histórico. A UNESCO reconheceu o valor universal dos monumentais tesouros da cidade ao designar a Catedral, a Piazza Grande e a Torre Ghirlandina, como Patrimônios Mundiais da UNESCO. Jantar em uma trattoria local para experimentar o típico prato “Gnocco e Tigelle”. Pernoite em Modena.

Distância percorrida de bike: 57 km

5º. Dia: Modena – Vignola – Castelvetro – Modena

Após o café da manhã, parta para Spilamberto. Aqui você poderá visitar um “Acetaia” onde o vinagre balsâmico autêntico é produzido (passeio não incluso). Este vinagre orgulhosamente, recebendo o status de DOP em 2000, é único entre os condimentos à base de vinagre. Continue até Vignola, a cidade das cerejas e do famoso bolo Barozzi. Saboreie uma fatia de bolo na célebre confeitaria Gollini e dê um passeio ao imponente castelo. Esta fortaleza está aberta a visitantes e oferece vistas deslumbrantes da paisagem ao seu redor, a partir de suas passarelas e torres. Continue em pequenas estradas para a cidade de Castelvetro, famoso pelo vinho DOP Lambrusco. Pare em uma adega para desfrutar do sabor deste vinho, em uma degustação (não inclusa).

Na volta, pare na casa de Luciano Pavarotti. Pernoite em Modena.

Distância percorrida de bike: 65 km

6º. Dia: Modena – Nonantola – Bologna
Siga a ciclovia que sai de Modena ao longo das margens do rio Secchia, através do campo e vinhas. A primeira parada é em Nonantola para visita à abadia. Datada do século XII, esta obra-prima fica na rota Romea Nonantolana, seguida por peregrinos por volta do ano 1000, enquanto viajavam para Roma.

Nesta região, com grandes casas antigas e igrejas, oferece várias oportunidades para você provar novamente o azeite balsâmico, antes de chegar a Bologna. Jantar em uma trattoria típica. Pernoite em Bologna.

Distância percorrida de bike: 55 km

7º. Dia: Bologna
Após o café da manhã, pelade por Bolonha. Você pode passear no belo centro da cidade, famoso por suas arcadas de quase 40 km, as maiores do mundo. Apelidada de “The Learned” por sua antiga universidade e “The Fat” por sua tradição gastronômica, a cidade também é uma “Cidade Criativa da UNESCO”. Tem um dos maiores e mais bem preservados centros históricos medievais, repletos de restaurantes, tavernas, teatros e lojas. A Piazza Maggiore, onde palácios medievais negligenciam o passar dos anos, oferece uma vista privilegiada desta bela cidade. A história combina perfeitamente com o presente, preservando o charme antigo. Entre os símbolos de Bolonha estão as torres medievais, Torre Asinelli (98 m) e a vizinha Garisenda “gêmea” (48 m, mencionada no Inferno de Dante). Descubra esta cidade sem pressa.

Distância percorrida de bike: 20 km

8º. Dia: Bologna
Após café da manhã, final dos nossos serviços.

Caso você decida fazer o trajeto mais curto, você pode não passar em todas as atrações descritas no roteiro.

HOTÉIS

A acomodação neste roteiro poderá ser em hotéis 3 ou em 4 estrelas, você escolhe. Sempre em apartamentos duplos, com banheiros privativos.

A lista de hotéis é feita mediante disponibilidade, depois de confirmada a viagem.

BIKES

As bicicletas são de passeio, com 24 marchas, unissex ou masculinas (para pessoas com mais de 1,75 m), freio s a disco, suspensão dianteira, pneus resistentes a furos, bancos de gel, guidão ergonômico. Acompanham bolsa lateral.

Saídas 2020

8 Dias / 7 Noites

Todos os domingos, entre 01 de março e 21 de junho, e de 06 de setembro a 08 de novembro

 

  • 01/03 a 08/03
  • 08/03 a 15/03
  • 15/03 a 22/03
  • 22/03 a 29/03
  • 29/03 a 05/04
  • 05/04 a 12/04
  • 12/04 a 19/04
  • 19/04 a 26/04
  • 26/04 a 03/05
  • 03/05 a 10/05
  • 10/05 a 17/05
  • 17/05 a 24/05
  • 24/05 a 31/05
  • 31/05 a 07/06
  • 07/06 a 14/06
  • 14/06 a 21/06
  • 06/09 a 13/09
  • 13/09 a 20/09
  • 20/09 a 27/09
  • 27/09 a 04/10
  • 04/10 a 11/10
  • 11/10 a 18/10
  • 18/10 a 25/10
  • 25/10 a 01/11
  • 01/11 a 08/11

Mínimo de 2 pessoas

Opcionais:
Aluguel de bicicletas (city bike) com 24 marchas: € 99
Aluguel de E-Bike: € 225

Aula de culinária em Bologna*: € 205 (mínimo 2 pessoas), ou € 120 (mínimo 4 pessoas)

Road book impresso: € 15

Seguro médico internacional: € 70

* Aula de Culinária em Bologna: você poderá desfrutar de uma aula particular de culinária com um chef que fala inglês. A aula de culinária é no dia 7 e dura cerca de 3 horas, das 19:00hs às 22:00hs. Você irá aprender a preparar 3 pratos típicos locais (massas recheadas, tagliatelle e uma sobremesa). Ao final, você irá jantar os pratos produzidos durante a aula, harmonizados com vinho.

VALORES POR PESSOA

Preços por pessoa:

  Hotéis 3 Estrelas Hotéis 4 Estrelas
Duplo € 883,00 € 1.215,00
Suplemento Single € 314,00 € 615,00

Taxa de reserva: € 30,00 por pessoa

INCLUSO NO ROTEIRO TERRESTRE

  • – 7 Noites de acomodação em hotéis da categoria escolhida, em apartamento privativo, com café da manhã;
  • – 3 Jantares típicos (bebidas não inclusas);
  • – Transporte de bagagens;
  • – Aplicativo por celular com mapas detalhados e itinerário (pode ser usado off line);
  • – 1 Suporte para celular para a bicicleta;
  • – Telefone de emergência 24 horas na Itália e no Brasil.

NÃO INCLUSO NO ROTEIRO:

  • – Bilhetes aéreos;
  • – Transfers para Parma e de Bologna;
  • – Almoços;
  • – 4 Jantares;
  • – Bebidas durante as refeições;
  • – Aluguel de bicicleta e capacete;
  • – Despesas pessoais nos hotéis (room service, minibar, lavanderia, etc);
  • – Entradas nas atrações e degustações;
  • – Seguro viagem;
  • – Taxas de turismo nos hotéis (entre € 12 e € 17, dependendo da categoria do hotel escolhida);
  • – Demais itens não especificados em “Incluído no Roteiro”.

Assine nossa Newsletter

Entre em contato

Olá, não estamos online agora. Mas mande seu e-mail que responderemos o mais rápido possível. Muito obrigada.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

X