Litoral e a cultura pelo “salto da bota” italiana

 

A Apúlia é uma região no sudeste da Itália, mas podemos dizer que é o “salto da bota” de Itália, entre o Mar Jônico e o Adriático. A região é caracterizada por infinitos olivais, longos campos de grãos e vinhas, cidades charmosas, praias paradisíacas e mar transparente.

Você começa a pedalar em Matera, património mundial da UNESCO com seu “Sassi” e escolhida como a capital europeia da cultura em 2019, terminando o percurso em Lecce, conhecida como a “Florença do Sul” por causa de sua magnífica arquitetura barroca.

Este passeio de bicicleta te leva a uma região de beleza cênica que, para os padrões de hoje, ainda é pouco explorada pelo turismo, conservando os traços da sua cultura ancestral.

Como esse é um roteiro self guided, em Matera, você se encontrará com um representante nosso, que apresentará o roteiro a você, entregará suas bikes e tirará possíveis dúvidas que você possa ter sobre o passeio. Você receberá um kit com todas as informações que vai precisar: um roadbook descrevendo a ciclovia, etapa por etapa, mapas detalhados, guia de ciclismo, relação dos hotéis reservados e seus vouchers, etiquetas para suas bagagens, além de telefones de contato e de emergência.

Este roteiro é considerado de leve a moderado, em alguns dias o trajeto será plano, e em outros um pouco mais montanhoso, asfaltado quase que em sua totalidade. Na Puglia o trânsito é muito baixo, exceto na alta temporada. Você passará por vários caminhos lindos beirando o mar.

Total pedalado nesta viagem: 330 km em 6 dias de pedal.

Confira nossa galeria

SOBRE A VIAGEM

Roteiro – NÃO GUIADO

Duração: 8 Dias e 7 Noites

Hospedagem: Hotéis 3 ou 4 estrelas

Total pedalado: 330 Km

Nível: 1 a 3  Fácil a Moderado

  • "O passeio pela região de Provence - França foi Excelente, sem palavras. Tudo foi perfeito, lugares maravilhosos, hotéis excelentes, os caminhos percorridos, o nosso guia Henrique sempre atencioso e prestativo. A Bike Expedition está de parabéns em todos os quesitos. Muito bom gosto no roteiro escolhido, pela organização do passeio, etc e etc... Super abraço e Parabéns!"

    Rosemeri Vieira
    Rosemeri Vieira Provence
  • "No Barco Magnifique, a cabine Premium ofereceu mais espaço de quarto e toalete do que esperávamos, e conforto. De dia, pedal e turismo: num ritmo legal, percorríamos os médios 50km diários sem maior esforço, devido à planura do terreno, com turismo rural e algum citadino. À noite, jantar com o grupo todo, onde a social era intensa. Foi ótimo. Enfim, é um excelente pacote."

    Adriana Toledo
    Adriana Toledo Roteiro das Tulipas Holanda
  • "Ainda estou anestesiada com essa viagem ... foi maravilhosa! Nunca imaginei como seríamos tão impactados com a beleza da Croácia e todo o roteiro de bike. Desde o barco - Princeza Diana, os guias, a tripulação, a infraestrutura. Tudo perfeito!"

    Claudia Prado
    Claudia Prado Croácia
  • Foi tudo ótimo na viagem, foi perfeito! A equipe do Quo Vadis é muito bacana e nós adoramos a viagem... Agradeço sua atenção e suporte, e espero que seja a primeira de muitas...!

    Juliana Barrichelo
    Juliana Barrichelo Holanda
  • "Voltamos do nosso passeio , foi maravilhoso , profissional...gostamos muito...aprovado como uma nova forma de fazer turismo!"

    Elizabeth Lorenz
    Elizabeth Lorenz Provence
  • "Realmente foi surpreendente, o barco, o atendimento, os locais do passeio, a cerveja, a comida. Tudo muito bom. Obrigado e até a próxima que você indicar."

    Miguel e Veronica
    Miguel e Veronica Holanda e Bélgica
  • "Lugares lindos que nunca imaginávamos que poderiam ter na África. Vivenciamos momentos que não esperávamos ! Fizemos safari de bike, Jeep fechado, de Jeep aberto e até caminhando, no qual conseguimos ficar muito perto dos animais . Os lugares que dormimos foram ótimos. A comida estava ótima. Visitar a embaladora de cítricos foi bastante intelectual. Nossa guia e o motorista eram um super guias, fora do comum, foram muitos atenciosos. Agradeço e recomendo!! Nota 10!!"

    Daniele Cabrino Oliveira
    Daniele Cabrino Oliveira Africa do Sul
  • "A viagem foi ótima sob todos os aspectos. Começando pelos guias, ótimos, muito educados e simpaticíssimos, notadamente Marco Antonio, que realmente é uma pessoa especial. Eu adorei, o grupo foi ótimo, a Bike Expedition está de parabéns. Como já pedalei com a concorrência, achei vocês 100 vezes melhores do que eles."

    Roberto V. da Palma
    Roberto V. da Palma Toscana
  • Nossa viagem foi maravilhosa!!! Tudo!! Barco, comida, guias, amizades, pedais, passeios, muitas risadas e comemoramos em alto estilo nossos 25 anos de casados!!!

    Selena e Gabriel
    Selena e Gabriel Croácia
  • “O passeio foi perfeito. Tudo muito organizado, comida ótima. Já estamos planejando o próximo. O guia que tivemos é formado em história.  Assim além da paisagem paradisíaca tivemos aulas de história o que torna a tour completa”.

    Felicitas
    Felicitas

SOBRE O ROTEIRO

1º. Dia: Matera

Chegada individual.

Bem vindo a Matera. Ao longo de milênios, os habitantes da região esculpiram suas casas diretamente nas rochas de tufos, uma pedra calcárea cor de mel, característica da região. Hoje, esse é o centro histórico da cidade de Matera, os “Sassi di Matera”, Patrimônio Mundial da UNESCO.

2º. Dia: Matera – Alberobello

Depois do café da manhã, comece o pedal até os famosos “trulli”, que eram geralmente construídos para servir de moradia ou depósitos. Alberobello está situado em duas colinas. Na colina oriental é a cidade nova. Na colina ocidental, os trulli estão alinhados em um conglomerado urbano, subdividido em dois distritos: Monti e Aia Piccola, ambos Patrimônios da Humanidade.

Distância percorrida de bike: 70 km

3º. Dia: Alberobello – Ostuni

O trajeto de hoje te leva a pedalar pelo interior até Ostuni, que é conhecida como uma joia arquitetônica, e é comumente referida como “a Cidade Branca” por suas casas pintadas de brancas. Suas ruas estreitas e as flores brilhantes e coloridas ajudam a fazer desta cidade uma das mais bonitas da Puglia.

Distância percorrida de bike: 55 km

4º. Dia: Ostuni – Lecce – Gallipoli

Depois de um curto transfer de trem você estará a alguns quilômetros pela cidade de Lecce, de onde pedala pelo “interior salentiniano”, até chegar à costa jônica e do seu destino do dia, Gallipoli.

O centro antigo de Gallipoli é cercado por muralhas, e é possível caminhar ao seu redor, apreciando o mar em seu incrível azul e algumas prainhas. Suas ruelas são repletas de lojinhas, restaurantes e gelaterias. Relaxe admirando o por do sol visto da muralha, um ótimo jeito de terminar bem o dia.

Distância percorrida de bike: 50 km    –   depois de 70km de transfer em trem

5º. Dia: Gallipoli – Santa Maria di Leuca

Pedale ao longo da costa, até chegar a Pescoluse, uma das mais lindas praias da região, considerada as Maldivas do Salento. Continue rumo ao sul, e você alcançará Santa Maria di Leuca. O nome foi dado pelos antigos marinheiros gregos que vieram do Oriente. Eles viram este lugar iluminado pelo sol e, portanto, chamou-o de “leukos”, o que significa branco.

Distância percorrida de bike: 50 km

6º. Dia: Santa Maria di Leuca – Otranto

Hoje o roteiro te leva ao norte, ao longo da costa do Adriático até Otranto, o ponto mais oriental da Itália.

No caminho, não perca a oportunidade de parar para apreciar o azul do mar do alto das belas falésias, e quem sabe até, dar um mergulho em uma das várias praias paradisíacas do caminho. Curta o charme do centrinho histórico de Otranto, suas ruelas, lojinhas e gelaterias, a bela catedral de Santa Maria Annunziata e o grande Castelo Aragonês.

Distância percorrida de bike: 50 km

7º. Dia: Otranto – Lecce

Você começa o dia pedalando para o norte ao longo da costa, o litoral ali é cheio de pequenas enseadas, belas falésias, praias de areias branquinhas e um mar de transparente sem igual. Já cortando para o interior, você pedala ao longo dos lagos Alimini, conectados ao mar, e seus arbustos mediterrâneos únicos, até retornar ao ponto de partida, Lecce.

Distância percorrida de bike: 55 km

8º. Dia: Lecce

Nossos serviços terminam após o café da manhã.

Relaxe, relembre os momentos vividos, reveja suas fotos de cada cantinho que visitou, e começe a pensar na próxima viagem.

Boa viagem de volta.

O itinerário pode sofrer alterações em decorrência de razões organizacionais, condições meteorológicas ou disposições emitidas pelas autoridades locais. Ao longo do caminho, você pode encontrar desvios temporários (por exemplo, obras rodoviárias) que não podem ser previstos; neste caso, cada um deve decidir de forma autônoma como lidar com esses trechos.

HOTÉIS

A escolha dos hotéis é sempre baseada no conforto, mas também na proximidade das rotas de bike.

Para esse roteiro oferecemos duas opções de categoria de hotéis. Escolha a que prefere:

– Categoria A: preferencialmente hotéis 4 estrelas, podendo ter alguns 3 estrelas.

– Categoria B: hotéis 3 estrelas

Em Alberobello a hospedagem poderá ser em um “trulli”para ambas categorias. Os “trulli” não têm ar condicionado, seu isolamento térmico é assegurado pelo seu tipo de construção.

Os apartamentos serão sempre com banheiro privativo.

A lista de hotéis definitiva é feita mediante disponibilidade, após confirmada a viagem.

Temos diversas opções de hotéis em cada cidade. Dependendo do hotel utilizado, as distâncias diárias de bike poderão sofrer pequenas alterações para mais ou para menos, o que será compensado no dia seguinte. Os mapas que lhe serão entregues detalharão exatamente a distância dia a dia.

 

BIKES

As bicicletas são unissex, de passeio, com quadro de alumínio e 27 marchas. Ou você poderá escolher uma e-bike.

Todas têm bancos acolchoados para seu maior conforto, computador de bicicleta, bolsa lateral, suporte para mapa, 1 garrafinha de água, kit de reparo para pneu e um cadeado.

Um seguro contra roubo e danos está incluído no aluguel da bicicleta. Ele não cobre danos causados por descuido ou negligência.

Você poderá alugar capacetes ou levar o seu próprio. Qualquer que seja sua opção, sugerimos fortemente que ele seja usado durante o roteiro para segurança.

OPCIONAIS

Aluguel de bicicleta com 27 marchas, com bagageiro lateral: € 85,00

Aluguel de E-Bike: € 195,00
Capacete: € 15,00

Seguro médico internacional: sob consulta

Saídas 2020

8 Dias/7 Noites

Saídas todas as sextas feiras: entre 24 de abril e 26 de junho, e entre 21 de agosto e 02 de outubro.

Ou aos sábados: entre 21 de março e 27 de junho, e entre 22 de agosto e 31 de outubro.

Saídas especiais para grupos de 5 ou mais pessoas.

VALORES POR PESSOA

Hotéis categoria A:

 

21 mar a 03 abr e

17 out a 31 out

04 abr a 30 abr e

25 set a 16 out

01 mai a 27 jun e

21 ago a 24 set

DUPLO € 670,00 € 770,00 € 820,00

 

Hotéis categoria B:

 

21 mar a 03 abr e

17 out a 31 out

04 abr a 30 abr e

25 set a 16 out

01 mai a 27 jun e

21 ago a 24 set

DUPLO € 590,00 € 690,00 € 740,00

Taxa de reserva: € 30 por pessoa.

Suplemento Single:     Cat. A: € 230      Cat. B: € 180
Desconto para 3ª pessoa no mesmo apartamento: :     Cat. A: € 130      Cat. B: € 100

INCLUSO NO ROTEIRO TERRESTRE

  • – 7 Noites de hotel, com café da manhã;
  • – Transporte das bagagens entre hotéis;
  • – Briefing de Boas Vindas em inglês;
  • – Descrição do roteiro e mapas detalhados;
  • – Transfer de trem no 4º. Dia, de Ostuni a Lecce;
  • – Atendimento 24h na Itália e no Brasil.

NÃO INCLUSO NO ROTEIRO:

  • – Bilhetes aéreos;
  • – Transfers de/para o local de hospedagem;
  • – Almoços e Jantares;
  • – Despesas extras nos hotéis (serviço de quarto, lavanderia, restaurante, ligações, etc);
  • – Taxas de turismo (entre € 10 e € 15, a serem pagas nos hotéis em dinheiro) ;
  • – Entradas para atrações e visitas;
  • – Seguros pessoais;
  • – Demais itens não mencionados no item “INCLUSO NO ROTEIRO”.

Assine nossa Newsletter

Entre em contato

Olá, não estamos online agora. Mas mande seu e-mail que responderemos o mais rápido possível. Muito obrigada.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt

Comece a digitar e pressione Enter para pesquisar

X