Descrição
ESPANHA
Andaluzia 2025
8 dias e 7 noites
Roteiro guiado, com carro de apoio e e-bike
Hospedagem: Hotéis 4*
Grau de dificuldade: 2 – de fácil a moderado
Andaluzia: “Vias Verdes” e cidades brancas
Sem dúvida a Andaluzia é a região mais exótica da Europa!
Desde os tempos românticos, a Andaluzia é terra de mulheres bonitas e de sangue quente, de homens orgulhosos, sedutores, de toureiros corajosos e de ciganos que cantam e dançam flamenco. Você se sentirá como se estivesse viajando pelo mundo árabe quando visitarmos as ruas estreitas de Córdoba à noite seguindo até as poderosas muralhas e portões da Mesquita.
Zahara de la Sierra, Grazalema e Zuheros parecem lugares que poderiam estar em qualquer lugar do Norte da África. Edifícios cúbicos e brancos elevam-se no topo de uma colina. No caminho pelas montanhas selvagens até Ronda passamos por muitos desses “pueblos blancos”. Suas vielas com escadarias planas, pátios pitorescos e estreitos ainda se parecem com os tempos de seus construtores muçulmanos. Os edifícios e jardins de Sevilha, Córdoba e Granada não têm igual nos países árabes nos dias de hoje.
Este passeio de bicicleta segue uma ciclovia particularmente confortável através de uma paisagem dramática. As “Vias Verdes” – linhas ferroviárias convertidas em ciclovias – ligam os destaques da arquitetura mourisca em Granada, Ronda, Sevilha e Córdoba. São maioritariamente planas e sem trânsito através da magnífica paisagem natural e cultural do sul de Espanha. Você fará de ônibus os trechos mais montanhosos ou menos interessantes, deixando os parques nacionais e as paisagens mais atraentes para serem percorridos de bicicleta, sem muito esforço.
MAPA
DIA A DIA
1º. Dia: Chegada a Granada
Chegada individual ao hotel em Granada. Bem-vindo!
O hotel está localizado bem acima da cidade, tendo como pano de fundo majestoso a Serra Nevada, que tem mais de 3.000 m de altura. Seus picos cobertos de neve flutuam de forma irrealista no horizonte acima da cidade. À noite, você caminha até um restaurante.
2º. Dia: Arredores de Granada
Vamos em ônibus ao Parque Natural Sierra Huétor, onde começamos o passeio de bicicleta. Nosso caminho segue por ruas laterais através de uma paisagem montanhosa selvagem e imaculada. Em um dia claro, você pode desfrutar daqui a mais bela vista dos picos da Serra Nevada. De repente, as montanhas elevam-se à nossa frente e erguem-se como calotas brancas como a neve no céu andaluz. Cenicamente um dos destaques desta viagem! Então voltamos a Granada, pedalando principalmente em declives nos últimos quilômetros.
Após o pedal você terá a tarde e noite livres e o jantar não está incluído. Você poderá caminhar pelo bairro árabe de Albaicín por ruas estreitas até um mirante pitoresco. À sua frente está a Alhambra de conto de fadas e o sol se reflete na neve da Serra Nevada ao anoitecer. Há inúmeros restaurantes de tapas em Albaicín que convidam a uma visita. E, claro, sugerimos que você visite a Alhambra. Além do antigo bairro árabe, a monumental catedral com a capela real, local de descanso final dos reis católicos, é particularmente atraente no centro histórico de Granada!
Distância de bicicleta: 27 km
3º. Dia: Aldeias brancas e “Via Verde”
Pela manhã, iremos de ônibus para as montanhas selvagens da Serra Subetica. À beira do parque natural, a cidade de Zuheros é uma tentação para todos os fotógrafos. Suas casas brancas bem aninhadas e o castelo que se eleva acima delas parecem o cenário de um filme sobre a Idade Média espanhola.
Uma linha férrea abandonada atravessa esta magnífica paisagem montanhosa, que foi convertida numa ciclovia chamada de “Via Verde”. Antigos viadutos e túneis permitem viajar por esta paisagem montanhosa sem grandes inclinações e descidas. E tudo é completamente livre de carros! Os olivais se estendem até onde a vista alcança. Quase todas as aldeias são dominadas por uma ruína de castelo mourisco. Esta ciclovia termina em Cabra onde pegaremos o ônibus até a cidade branca de Antequera. Antequera fica no sopé de uma magnífica paisagem montanhosa árida. Você tem uma vista maravilhosa desta área a partir do nosso moderno hotel, nos limites do centro histórico. Um antigo castelo ergue-se da impressionante silhueta histórica da cidade e inúmeras torres de igrejas erguem-se no céu. Jantar incluso.
Distância de bicicleta: 41 km
4º. Dia: Lagunas, Toreros e o desfiladeiro de Ronda
A poucos quilómetros de Antequera montamos nas nossas bicicletas. A nossa ciclovia começa aqui, no interior rural da Costa del Sol. O cenário natural é maravilhoso! Aqui as montanhas e colinas brilham em todas as cores entre o ocre e o verde, e cheira a tomilho e orégano.
Passamos de bicicleta por grandes “cortijos” (propriedades senhoriais) através de uma encantadora região agrícola montanhosa. Depois de um curto trecho colina acima, contemplamos uma paisagem dramática: o represamento dos rios Guadalteba e Guadalhorce inundou vários vales semelhantes a cânions e agora forma todo um sistema de reservatórios finamente ramificados nesta região remota e montanhosa. Nossa rota nos leva através de um paraíso rochoso até um vale fluvial densamente coberto de laranjeiras, onde o ônibus nos leva pelas montanhas íngremes de Ronda. Ao ver Ronda empoleirada no alto das rochas, você pode imaginar por que ela era considerada destemida nos tempos pré-históricos. É vertiginoso quando você deixa seu olhar deslizar pelas encostas rochosas íngremes até as profundezas onde um rio abriu caminho através do desfiladeiro rasgado. Jantar incluso.
Distância de bicicleta: 36 km
5º. Dia: Na terra dos bandoleiros
Hoje atravessamos a romântica Serra Grazalema. Visível de longe, Zahara de la Sierra está aninhada numa rocha íngreme que sustenta um antigo castelo. No sopé desta bonita aldeia encontra-se um lago de montanha de um azul profundo, e nós pedalaremos por suas margens.
Comodamente em um traslado subimos o íngreme desfiladeiro “Puerto de las Palomas”, que nos oferece vistas deslumbrantes sobre uma paisagem montanhosa de uma beleza irreal. Aqui, os abutres circulam em alturas vertiginosas sobre o abismo íngreme. Este parque natural, o mais antigo da Andaluzia, é um refúgio estritamente protegido para os grifos. Em seguida pedalamos em descida com uma vista maravilhosa sobre a serra e a planície. Depois de uma visita à encantadora aldeia montanhosa de Grazalema, pedalamos de volta em direção a Ronda. Em um passeio ao final da tarde iremos te mostrar porque numerosos escritores e poetas elogiaram este local durante séculos. Ronda fica em um planalto rochoso dividido em duas partes pelas paredes verticalmente inclinadas de um desfiladeiro com mais de 100 metros de profundidade. Construções arrojadas de pontes conectam os dois lados da cidade. Casas e jardins empurram-se ousadamente para a beira do abismo. Jantar incluso.
Distância de bicicleta: 35 km
6º. Dia: “Via Verde de la Serra” e Sevilla
Olvera, a 45 km de Ronda, impressiona de longe pela sua silhueta de cartão postal. A aldeia situa-se numa paisagem suave e montanhosa com olivais como um ponto branco no sopé da Serra Grazalema. A região é conhecida pelo seu excelente azeite. A “Via Verde de la Sierra” começa aqui.
Você desce suavemente a colina neste “Caminho Verde”, uma linha ferroviária abandonada que foi convertida em uma agradável ciclovia. Antigos viadutos e dezenas de túneis permitem que você percorra uma rota pela paisagem solitária quase sem esforço e sem tráfego. Assim, aproximamo-nos com facilidade da antiga estação ferroviária de Puerto Serrano, que hoje é uma cafeteria para ciclistas e caminhantes.
Após a pausa para almoço, iremos de ônibus para Sevilha, capital da Andaluzia, casa de Carmen e Don Juan.
Sevilha é inacreditavelmente bela, um tesouro de pedra e luz, composto por catedrais e palácios, igrejas barrocas e torres douradas. À tarde visitaremos o magnífico Palácio Real, o Alcázar de Sevilha, que preserva a herança mourisca da cidade: tetos artísticos em caixotões e os mais finos relevos em estuque adornam salões e magníficas salas decoradas com azulejos e pinturas coloridas.
Distância de bicicleta: 35 km
7º. Dia: De Sevilha à cidade dos Califas
Pela manhã iremos de ônibus da área metropolitana de Sevilha até o vale do Guadalquivir, o maior rio da Andaluzia. A norte desta planície encontra-se a encantadora Serra do Norte: na vila montanhosa de Constantina iniciamos o nosso percurso de bicicleta através de uma maravilhosa paisagem tipicamente andaluza: predominantemente em descida, pedalamos por florestas de sobreiros e azinheiras, passando por pastagens de grandes fazendas às margens de um reservatório isolado. Após a pausa para o almoço, retornamos à grande planície de Guadalquivir, perto de Palma del Río. Percorremos o último trecho movimentado em direção a Córdoba de ônibus.
Córdoba já foi a capital de um império islâmico que chegava até os Pirineus. Na Idade Média, toda a Europa olhava com admiração para esta cidade, seu esplendor só era comparado a Bagdá e Damasco. Os altos muros da Mesquita e as torres das muitas igrejas elevam-se sobre a cidade que lhe confere uma aparência de conto de fadas.
À noite, os nossos guias nos oferecem uma primeira incursão pelas ruas estreitas do centro histórico e nos acompanham até um restaurante atmosférico, onde celebramos o final da viagem com as delícias da cozinha andaluza.
Distância de bicicleta: 41 km
8º. Dia: A mesquita de Córdoba e final dos serviços
Um dos destaques da viagem espera por você pela manhã. Visitaremos o interior da Mesquita de Córdoba. A Mesquita de Córdoba é única! 856 colunas de mármore, granito e jaspe sustentam magníficos arcos em ferradura. Na Mesquita, a ordem torna-se mágica; você fica surpreso em um bosque de arcos de pedra. A arquitetura mourisca lembra uma dança oriental de esbeltas colunas de alabastro.
Traslado para o aeroporto de Málaga em ônibus ou em trem, de acordo com o horário do seu voo*.
A programação pode sofrer alterações devido a solicitações de autoridades locais, questões organizacionais ou condições climáticas a qualquer momento.
HOTÉIS
Os hotéis utilizados neste roteiro são:
Granada (2 noites): Alhambra Palace Hotel 4*
Antequera: Parador de Antequera 4*
Ronda (2 noites): Hotel Catalonia Ronda 4* ou Reina Victoria 4*
Sevilha: Hotel Ferdinand III 4*
Córdoba: Hotel Hesperia 4* ou Parador de Córdoba 4*
A lista de hotéis definitiva é feita mediante disponibilidade, depois de confirmada a viagem. Caso não haja disponibilidade nos hotéis acima, poderá ser usado outro hotel de mesma categoria.
SAÍDAS e VALORES 2025
26/04 a 03/05 – € 2.480,00
20/09 a 27/09 – € 2.395,00
18/10 a 25/10 – € 2.590,00
Taxa de reserva: € 35,00 por pessoa
Suplemento Single: € 695,00
Opcionais:
- Aluguel de bicicleta elétrica: € 190,00
- Aluguel de capacete (uso obrigatório na Espanha): € 10,00
- Noite extra em Granada: mediante consulta
- Traslado do Aeroporto de Málaga para o 1º. Hotel: € 65,00/pessoa – disponível somente à tarde (16:30h) e mediante confirmação.
- Passagem aérea Madrid a Granada (Iberia): € 380,00 (sujeito a alteração de valor dependendo da disponibilidade)
- Seguro-viagem internacional: mediante consulta
INCLUSO NO ROTEIRO:
– 7 Noites de hospedagem em hotéis 4* com café da manhã;
– 5 Jantares (sem bebidas);
– Guia acompanhando o grupo (fala inglês);
– Ônibus de apoio durante os trechos de pedal e traslados;
– Transporte de bagagens entre os hotéis;
– Água mineral nos trechos de pedal;
– Visitas guiadas em Ronda, Sevilha e Córdoba;
– Traslado aeroporto Granada ao 1º hotel (ou reembolso do valor, dependendo do horário)*;
– Traslado em ônibus ou trem do último hotel à estação de trem de Málaga (não inclui transporte da estação ao aeroporto)*;
* Sujeito a condições e horários. Consulte.
NÃO INCLUSO:
– Passagem aérea;
– Almoços / itens para pic nic**;
– 2 Jantares;
– Bebidas durante os jantares;
– Aluguel de bicicleta e de capacete;
– Despesas pessoais no hotel (refeições, serviço de quarto, lavanderia, ligações, etc.);
– Seguro viagem (pode ser comprado à parte);
– Gorjetas;
– Demais itens não mencionados em INCLUÍDO NO ROTEIRO.
** O almoço costuma-se ser um picnic onde os itens são divididos entre os participantes.
Considere entre € 15 e € 20 por dia por pessoa para os itens do picnic, a ser pago para o guia.
Refeições em restaurantes devem ser relativamente rápidas para não atrasar o programa do dia.
FELIZ VIAGEM!