Descrição
HOLANDA
Vela e bike pelo Ijsselmeer e Parques Nacionais 2023
8 dias e 7 noites
Roteiro não guiado
Barco: Veleiro Elizabeth
Grau de dificuldade: 1 –leve
Veleje e pedale pelo Ijsselmeer, o Mar Holandês
e conheça os Parques Nacionais da região
Venha descobrir o Norte da Holanda, velejando ao longo da costa do Ijsselmeer, que no passado foi um mar salgado, e hoje é um enorme lago de água doce, o maior da Holanda! Um roteiro incrível a bordo de um magnífico veleiro, confortavelmente mobiliado, e pedalando por excelentes ciclovias e trilhas.
Até 1932, o Ijsselmeer era um mar chamado Zuiderzee. Desde a Idade Média, a área desempenhou um papel importante no desenvolvimento econômico da Holanda, mas também foi muitas vezes severamente inundada. Um dique de 32 quilômetros de comprimento, terminado em 1932, pôs fim às inundações e transformou o mar salgado em um lago de água doce. Ao longo das margens do atual Ijsselmeer, muitos pitorescos portos históricos, pôlders centenários (campos de terra férteis abaixo do nível do mar) e belas vilas do interior ainda são testemunhas de um rico passado marítimo. A água doce do Ijsselmeer agora abriga uma enorme diversidade de pássaros, plantas e peixes.
Se for da sua vontade, poderá ajudar a tripulação a navegar, subir e baixar as velas ou mesmo pilotar o barco. Uma experiência diferente a bordo!
E pedalará no seu próprio ritmo, seguindo as diretrizes dos mapas e GPS. E ainda poderá escolher entre pedalar pelas rotas mais curtas, num total de 154 km, ou por rotas mais longas, fazendo 205 km nos 6 dias pedalados.
MAPA
DIA A DIA
Dia 1 (Sáb): Chegada e embarque em Amsterdam
Barco: Amsterdam – Monnickendam / Volendam
Sua semana de vela e bike começa em Amsterdam. A tripulação te dará as boas-vindas às 14h. Quando todos estiverem a bordo, o veleiro parte para Monnickendam ou Volendam no motor.
Do porto de uma dessas antigas vilas de pescadores, passeie pelo centro histórico após o jantar.
Dia 2 (Dom): Bike: Tour por Monnickendam / Volendam
Barco: Volendam – Hoorn
Comece o nosso dia pedalando em direção à uma imersão na cultura holandesa: uma visita a uma loja de queijos e tamancos, de administração familiar. Ali veja uma demonstração de como os queijos e tamancos são produzidos, e faça uma degustação de queijos. Siga pedalando ao longo de diques, até Purmerend, no coração do pôlder chamado De Beemster, 3,5 metros abaixo do nível do mar, que foi criado a mais de 400 anos, quando os holandeses transformaram um lago em pastagens, reconhecido pela UNESCO como “uma obra prima criativa”.
Dali siga para Edam, uma cidade encantadora cujas ruas e canais justificam a visita. Seus queijos, reconhecidos mundialmente, possuem cascas vermelhas ou amarelas que os mantêm frescos por muito tempo, e foi o que tornava possível que eles fossem levados pelos marinheiros do século XVII em suas longas viagens, servindo de alimento e objeto de troca por temperos e outras riquezas do Oriente.
Através do dique principal do Ijsselmeer, você chegará a Volendam, onde o barco estará ancorado. No fim da tarde o barco navega para Hoorn.
Distância de bike: 32 km ou 51 km
Dia 3 (2ª f.): Bike: Hoorn – Enkhuizen
Barco: Enkhuizen – Urk
O pedal hoje te leva a Enkhuizen, passando por pequenas vilas e aldeias. Passe pelo moinho de vento De Krijgsman (O Guerreiro), o mais alto da província do Norte da Holanda e um dos poucos moinhos ainda usados para produzir farinha comercialmente. A região também é conhecida por suas muitas estufas, onde os vegetais são cultivados.
No século XVII, Enkhuizen foi uma das mais ricas cidades da Holanda, graças ao seu porto que enviava especiarias da Ásia. Surpreenda-se com as imponentes mansões, canais, igrejas e muralhas da cidade que até hoje refletem a rica história e belezas da cidade.
À tarde, navegaremos pelo IJsselmeer até o porto de Urk. A bordo, você pode ajudar o capitão a pilotar o barco, se desejar. Ou você pode simplesmente sentar no convés e aproveitar a viagem revigorante, enquanto observa a vida das aves marinhas.
À noite, você pode passear pelas ruas estreitas e becos de Urk. As casas desta pitoresca vila de pescadores foram construídas próximas umas das outras em terrenos elevados para protegê-las da água, e isso ainda é visível hoje.
Distância de bike: 28 km ou 39 km
Dia 4 (3ª f.): Bike: Urk – Vollenhove
Após o café da manhã, o barco irá levá-lo para a “nova terra”. Seu pedal pelo pôlder começa em Schokkerhaven. Pedale por uma ciclovia até a antiga ilha de Schokland. Desde a recuperação do pólder do Nordeste (Noordoostpolder) em 1942, Schokland – assim como Urk – deixou de ser uma ilha. Desde 1995, ele pertence ao Patrimônio Cultural da UNESCO. Continue seu passeio de bicicleta pelo pôlder até Vollenhove, outra charmosa e antiga vila de pescadores.
Distância de bike: 37 km
Dia 5 (4ª f.): Bike: Vollenhove – Giethoorn
De Vollenhove, as ciclovias pelo campo aberto levam você à pequena cidade de Blokzijl. É aqui que você entra no Parque Nacional Weerribben-Wieden, a maior área úmida de água doce no noroeste da Europa e um oásis de paz para plantas, animais e humanos.
Uma ciclovia pelo centro do parque leva você para longe das estradas, fazendo você mergulhar na tranquilidade desta região. Você cerá martins-pescadores e, se tiver muita sorte, uma lontra, o símbolo do parque. Você passa por Kalenberg, um vilarejo que até os anos cinquenta do século passado era acessível apenas de barco.
Um percurso sinuoso através de uma paisagem rural com estreitas faixas de campos rodeados por diques te leva à encantadora vila de Giethoorn, conhecida como “a pequena Veneza do Norte”.
Distância de bike: 37 km ou 49 km
Dia 6 (5ª f.): Bike: Giethoorn – Lelystad
Hoje você pode desfrutar de um dia inteiro navegando e relaxando a bordo. Novamente, se quiser, pode ajudar o capitão a pilotar o barco. Ou você pode simplesmente sentar no convés e relaxar. O capitão navega para fora dos canais estreitos em direção ao mar aberto. No início da tarde, chegamos a Lelystad, capital da província de Flevoland, localizada a aproximadamente 5 metros abaixo do nível do mar, que tem a maior parte da sua área alagada, usando canais como ruas.
Após a atracação, será servido o jantar com o capitão.
Dia 7 (6ª f.): Bike: Lelystad – Blocq van Kuffeler
Barco: Blocq van Kuffeler – Amsterdam
Pela manhã você pode visitar o Batavia Werf, um estaleiro extraordinário, onde navios com uma importante história marítima são reformados e voltam a navegar com toda sua glória. Ou faça compras no Batavia Stad, um outlet com todas as marcas famosas.
Após essas visitas opcionais, você começa seu último dia de pedal, seguindo para a reserva de Oostvaardersplassen, que é um paraíso para observação de pássaros.
No pequeno porto de Oostvaardersdiep, embarque de volta a Amsterdam. A bordo celebraremos o final desta maravilhosa semana pelo Ijseelmeer com um jantar de despedida.
Distância de bike: 20 km ou 29 km
Dia 8 (Sáb): Amsterdam
Após café da manhã, desembarque até as 09:30h.
Aproveite para passear por esta fantástica cidade onde o ontem e o amanhã se encontram, ou faça uma boa viagem de volta.
Observação importante: A aventura faz parte deste programa. O porto de embarque e desembarque são os únicos itens 100% fixos. Quanto ao restante do programa, as rotas diárias de navegação planejadas dependem parcialmente da força e direção dos ventos. O capitão irá decidir dia a dia o melhor percurso a fazer e discute as opções com seus convidados. A equipe fará o possível para executar o programa de acordo com o planejado e oferecer uma semana fascinante, variada e ativa, em meio à natureza e cultura. Então, aproveite o passeio e deixe-se levar pelas surpresas, sempre maravilhosas, que nos aguardam.
Caso você decida fazer o trajeto mais curto, você pode não passar em todas as atrações descritas no roteiro.
VELEIRO ELIZABETH
O estiloso e bem equipado veleiro de três mastros ELIZABETH foi construído em 1913 e possui um design interior luxuoso. Durante a meticulosa reforma para se tornar um moderno veleiro de passageiros, grande atenção foi dada para manter as características originais do barco de fundo plano típico holandês e criar uma atmosfera confortável.
O ELIZABETH tem dez cabines iguais, de 6 m², todas totalmente reformadas recentemente. Oito cabines estão situadas no convés inferior, duas no convés superior. Todas as cabines possuem duas camas de solteiro. Algumas das cabines podem ser reservadas com três ou quatro camas (a terceira e a quarta camas estilo beliche). Cada cabine tem um banheiro privativo com chuveiro, toalete e pia. Todas as cabines possuem aquecimento central e janela que pode ser aberta.
No convés inferior, o ELIZABETH oferece um grande lounge com uma área de estar confortável, restaurante e um bar. Wi-Fi disponível.
No convés superior, você encontrará um deck com bancos e mesas onde você pode relaxar nas noites agradáveis e apreciar a paisagem enquanto navega.
BICICLETAS
As bicicletas são de passeio, unissex, dos modelos Gazelle Chamonix ou Velo de Ville C100, ambas com 7 marchas, banco de gel com altura ajustável, trava e bolsa lateral.
Para pessoas com baixa estatura, ou muito altas, bicicletas de outros modelos podem ser utilizadas.
Ou se preferir, poderá escolher uma bicicleta elétrica, como a Velo de Ville CEB200, com 7 marchas, ou modelo similar. Elas estão disponíveis em quantidade limitada.
Outras bicicletas (infantis, tandems, etc.) e cadeirinha infantil (dianteira ou traseira) estão disponíveis mediante reserva antecipada e confirmação.
Na Holanda os ciclistas não são obrigados a usar capacete. Sugerimos que você leve seu próprio capacete, ou alugue um com antecedência.
DATAS 2023
10/06 a 17/06
17/06 a 24/06
24/06 a 01/07
01/07 a 08/07
08/07 a 15/07
15/07 a 22/07
22/07 a 29/07
29/07 a 05/08
05/08 a 12/08
12/08 a 19/08
19/08 a 26/08
26/08 a 02/09
02/09 a 09/09
09/09 a 16/09
VALORES 2023
Preços por pessoa:
Cabine |
Capacidade máxima | De junho a
02 de setembro |
09 de setembro |
Twin |
2 pessoas |
€ 1.149,00 |
€ 999,00 |
Twin para uso single |
1 pessoa |
€ 1.724,00 |
€ 1.499,00 |
Tripla |
3 pessoas |
€ 1.099,00 |
€ 949,00 |
Quádrupla |
4 pessoas |
€ 1.049,00 |
€ 899,00 |
Taxa de reserva: € 30,00 por pessoa
Opcionais:
- Bicicleta de passeio: € 90,00 por semana
- Bicicleta elétrica: € 195,00 por semana (quantidade limitada)
- Capacetes (aluguel): € 10,00 por semana
- Seguro* (contra danos e perdas) para as bicicletas: € 10 (bike de passeio) / € 25 (e-bike)
- Necessidades alimentares especiais (vegetariano, sem lactose ou sem glúten): € 60,00
- Seguro saúde internacional: mediante consulta
INCLUSO NO ROTEIRO:
- 7 noites a bordo do veleiro mencionado, com tripulação;
- 8 dias de passeio conforme descrito acima;
- Refeições a bordo: 7 cafés da manhã + 7 jantares a bordo + 4 almoços tipo lanche;
- Café e chá a bordo;
- Drink de boas-vindas;
- Briefing diário sobre os passeios de bicicleta;
- Mapas e detalhamento dos trajetos pedalados (entregues a bordo – 1 por cabine);
- Rotas por GPS;
- Wi-fi a bordo;
- Telefone para emergência 24h na Croácia e no Brasil.
NÃO INCLUSO NO ROTEIRO:
- Traslado in do hotel ou aeroporto de Amsterdam ao porto;
- Traslado out do barco ao aeroporto ou hotel em Amsterdam;
- Aluguel de bicicletas;
- Capacetes (Uso obrigatório);
- Assistência médica internacional;
- Bebidas a bordo;
- Bilhetes aéreos;
- Passeios não especificados no programa;
- Toalha de praia (recomendamos que leve a sua);
- Taxa suplementar de gasolina;
- Gorjetas.
* O seguro para as bicicletas é válido somente nos casos abaixo:
– Em caso de roubo de uma bicicleta devidamente trancada;
– Em caso de danos, resultados de ação não deliberada ou negligente;
– Conserto em loja local em caso de avaria, avaria técnica ou pneu furado durante o passeio.
Lembre-se, enquanto a bicicleta não estiver no barco, você é responsável por ela e pelos seus acessórios. Isso significa, entre outras coisas, que você deve sempre trancar sua bicicleta quando estacionar e sempre levar sua bolsa lateral com você.
BOA VIAGEM!!