Lembrando que nossas viagens são passeios, e você deve consultar um nutricionista e ter acompanhamento médico caso você treine intensamente.
SEGURANÇA
- Sempre que sair para pedalar, use camisetas refletivas, lanternas dianteiras e traseiras para ser facilmente identificado.
- Use lanternas dianteiras para enxergar bem à noite.
- Mantenha-se sempre à direita, e não pedale nunca na contra-mão.
- Não faça fila dupla para conversar. Deixe para bater papo depois, quando estiver relaxado.
- Usar fones de ouvido pode fazer com que você não escute buzinas ou algum outro sinal de alerta. Prefira não escutar música ao pedalar.
- O uso de capacetes é indispensável. Mesmo que você esteja pedalando num país onde não seja obrigatório, a sua segurança é o que está em jogo. Proteja-se.
- Luvinhas, na minha opinião são tão importantes quanto os capacetes. Lembre-se que se você cair, o que chega no chão antes, são suas mãos.
- Óculos de proteção (de sol ou não). Quando carros passam, levantam poeira.
- E o mais importante, se mantenha alerta.
Para sua segurança também, faça sempre um seguro internacional para emergências medicas.
TREINO
Vai se preparar para uma viagem de bike?
Considere a distância que vai pedalar todos os dias. Considere também se terá apoio na sua viagem, e se não tiver, você tem que chagar ao próximo ponto, sem ajuda. Mas se durante sua viagem, houver uma van dando suporte, você pode ate pegar uma carona.
Se for passar uma semana pedalando, em terreno íngreme como a Croácia, a Toscana ou a Grécia, 4 dias de treino por semana, nos 2 meses anteriores à viagem são ideais.
Se for pedalar na África do Sul, pode amenizar o treino. Com dias intercalados de pedal e trekking, ou safari, 3 dias de treino por semana são suficientes.
Mas se seu destino for a Provence, Holanda, Bélgica, Vêneto, você pode relaxar um pouquinho mais…se conseguir fazer 2 ou 3 dias de treino na semana, estará treinado.
Spinning é uma boa forma de você se exercitar, mas a técnica do pedal nas ruas também é muito importante. Não se esqueça de sair para passear nos fins de semana. Frear, subir e descer de calçadas, desviar de obstáculos – carros, pedestres, sinais e outras bicicletas estão
por toda parte.
Lembrando que você deve consultar um nutricionista e ter acompanhamento médico caso você treine intensamente.
ALIMENTAÇÃO
Sempre que for sair para pedalar, coma carboidratos antes e nunca se esqueça da hidratação.
Não espere ter fome ou sede. Coma e beba antes e durante o pedal, qualquer que seja seu nível de treino. Tenha sempre por perto uma barrinha de cereais ou de chocolate, uma fruta ou frutas secas.
Vale sempre lembrar que para treinos intensos, um nutricionista indicará suplementos para sua dieta, mas para acompanhar nossas viagens em ritmo de passeio, você não precisa de uma dieta especial.
COMO PREPARAR UMA MALA COMPACTA?
Primeiro, acesse um aplicativo para saber qual será a temperatura da época da sua viagem.
Eu gosto muito de separar minhas peças sem estampa e cores neutras, onde tudo possa se misturar em harmonia. E nada de levar roupa para passear. Pense numa roupa por dia e leve somente o necessário.
Para passar uma semana viajando no verão, com uma mala compacta:
- 1 calça leve
- 1 saia
- 2 bermudas ou shorts
- 5 blusas + 1 camisa
- 2 vestidos
- 1 jaquetinha + 1 blusinha para meia estação
- 2 biquinis ou maiôs
- 1 sapatilha, uma sandália
Para pedalar:
- 2 bermudas
- 3 camisetas de dryfit que sequem facilmente
- 3 tops
- 1 corta – vento
- 2 pares de tênis (escolha um que você possa usar também para passear)
- Meias e roupa íntima: uma por dia
- Sua nécessaire – não esqueça o filtro solar
- Remédios de uso regular. Fora do Brasil, você precisará receita médica para comprá-los. Vale ter à mão todos os que pode vir a precisar.
DOCUMENTAÇÃO E FACILIDADES:
Você deve portar passaporte com validade mínima de 6 meses para viajar ao exterior.
Para os países da Europa, você não precisa de vistos ou vacinas.
O Tratado de Schengen exige que turistas entrem na Europa com uma cobertura de emergências médicas com cobertura mínima de 30.000 Euros.
Desbloqueie seu cartão de crédito para uso internacional. Lembre-se que sobre compras internacionais incidem 7.9% de IR e 0,38% de IOF.
Consulte sua operadora de celular sobre planos no exterior. Você pode comprar um pacote de roaming ou comprar um chip no seu destino para usar a internet.
Confirme se está tudo OK com seu aéreo, e faça o check in antes de sair para o aeroporto.