Descrição
EQUADOR
Galápagos – 2025
Saídas regulares
5 dias e 4 noites 07 dias e 6 noites ou mais…
Roteiro sem bicicleta
Barco: Catamarã
O Melhor de Galápagos
Galápagos é o paraíso para os apreciadores da natureza, com seu relevo esculpido pela atividade vulcânica e abundância em vida animal. É o lar de incontáveis espécies de aves, uma incrível variedade de vida marinha e animais terrestres únicos como iguanas de diversos tipos e cores, além das lendárias tartarugas gigantes de Galápagos.
Vivencie Galápagos com seus amigos ou família, a bordo de um elegante catamarã, nesta incrível viagem pelas ilhas, o que facilitará o deslocamento para se visitar mais dos atrativos deste lindo arquipélago.
Diariamente haverá atividades como caminhadas, snorkeling, passeio de caiaque, passeio de panga (bote), que enriquecerá sua visita, permitindo que você se divirta e veja os animais o mais próximo possível de seu habitat natural.
Reserve agora e descubra Galápagos em uma viagem personalizada!
ITINERÁRIO A: 5 dias e 4 noites – quinta a segunda
Dia 1 (Qui): Chegada a Baltra – Ilha Bartolomé
Seremos recebidos no aeroporto de Baltra, e seguiremos para o barco.
TARDE: visitamos a Ilha Bartolome, e sua Sullivan Bay. A uma altitude de 114 metros, temos uma das mais belas paisagens das Ilhas Galápagos: cones vulcânicos, crateras lunares, campos de lava e o icônico Pinnacle Rock. Há bem pouca vegetação nesta ilha. Possui duas lindas praias onde residem tartarugas marinhas, além de uma pequeníssima colônia de pinguins de Galápagos.
Dia 2 (Sex): Ilhota de Mosqueta e Seymour Bay
MANHÃ: localizado entre North Seymour e Baltra, a ilhota de Mosquera é uma das menores ilhas do Galápagos. É de origem vulcânica, formada por elevação geológica, não tem cratera visível e seu terreno é muito plano. Uma das características mais marcantes de Mosquera é o contraste de cores. Uma bonita praia de areia branca, águas azul-turquesa transparentes, vegetação verdejantes e rochas de lava negras.
A ilhota é muito fotogênica, especialmente com a luz dourada do início da manhã ou ao pôr do sol.
TARDE: seguimos visitaremos North Seymour, uma pequena ilha escolhida pelas magníficas fragatas para fazerem seus ninhos. Os atobás-de-pés-azuis executam sua dança de corte nas áreas mais abertas e as gaivotas-de-cauda-andorinha pousam nas bordas dos penhascos. Apesar das grandes ondas que podem atingir a costa, os leões-marinhos chegam à praia e podem ser encontrados praticando bodysurf.
Dia 3 (Sáb): Ilha Genovesa: El Barranco e Baía Darwin
MANHÃ: O El Barranco está localizado na parte sul da Baía de Darwin, na Ilha Genovesa. A trilha em rocha vulcânica tem 1,5 km e pode ser percorrida em cerca de 2 horas. Esta é a área mais jovem da ilha, do ponto de vista geológico. Mais ao sul a falésia é composta por lavas muito frágeis. A erosão natural nestes fluxos de lava fez com que o local fosse ideal para a nidificação dos Petréis da Tempestade. Você pode ver duas espécies de petréis que nidificam em cavidades e buracos na lava. O atobá-de-pés-vermelhos nidifica apenas nas ilhas exteriores do arquipélago, Punta Pitt, Gardner (Floreana), Wolf, Darwin e Genovesa. Além disso, presente nesta ilha está o atobá mascarado. Durante os passeios de panga ao longo das falésias, podem ser vistos leões marinhos e várias espécies de aves marinhas.
TARDE: visitaremos a baía Darwin, formada após o desabamento da cratera para abaixo do nível do mar. Desembarcaremos em uma bela praia de areia de coral branco, o local favorito dos apreciadores de pássaros.
Seguindo a trilha, subimos gradativamente até a beira da falésia vendo os ninhos de pés-vermelhos nas árvores do mangue abaixo. Chegando ao final da trilha, na beira da falésia pode-se observar uma incrível paisagem da ilha e das diversas aves que ali vivem.
Dia 4 (Dom): Ilhas Plaza e de Santa Fé
MANHÃ: Plazas, apesar de seu pequeno tamanho, abriga algumas das espécies mais interessantes e marcantes de Galápagos. As iguanas terrestres de Plazas são menores do que seus parentes encontrados em outras ilhas, uma variedade híbrida, resultado do cruzamento de uma iguana marinha macho e uma iguana terrestre fêmea, são únicos, reconhecíveis à primeira vista pela sua cor preta/cinzenta, com crista de iguana terrestre, mas cara e cauda da iguana marinha. A grande população de iguanas se deve à presença dos atuns, seu alimento preferido. Gaivotas de cauda de andorinha que nidificando nas falésias acidentadas são vistas junto com outras aves marinhas.
TARDE: nosso passeio depois do almoço será em Santa Fé, uma ilha formada a partir de uma elevação e não por vulcão, por isso é principalmente plana. Algumas teorias citam esta como a ilha mais antiga do arquipélago. Santa Fe é o lar de várias espécies endêmicas, como o falcão de Galápagos, a cobra de Galápagos, os ratos do arroz, entre outros.
Após desembarcar nas belas e límpidas águas você já avista uma das muitas colônias de leões marinhos. Ao longo da trilha podem ser vistos muitos arbustos salgados, bem como cactos gigantes da figueira-da-índia. Existem grandes possibilidades de nadar com leões marinhos brincalhões e peixes tropicais.
Dia 5 (Seg): Centro de Criação de tartarugas David Rodriguez e fim do roteiro
MANHÃ: em 2002, o Serviço de Parques Nacionais de Galápagos investiu em um programa de criação e cuidado de tartarugas em cativeiro, hoje chamado de Centro de Criação de Tartarugas David Rodriguez. Visistaremos o Centro de Õnibus, em uma viagem de cerca de 40 minutos. Este criadouro foi construído para melhorar a situação populacional das tartarugas gigantes da Ilha de San Cristóbal, em um ambiente com condições semelhantes ao seu estado natural, e desta forma, promover o desenvolvimento turístico de San Cristóbal.
Após esta visita, iremos para o aeroporto de San Cristóbal para o vôo de volta ao continente.
O roteiro pode sofrer alteração de acordo com as condições climáticas, ou autoridades portuárias.
Aeroportos mais convenientes para este roteiro:
Início do roteiro: Aeroporto de Baltra (GPS)
Final do roteiro: Aeroporto de San Cristobal (SCY)
ITINERÁRIO B: 5 dias e 4 noites – segunda a sexta
Dia 1 (Seg): Chegada à Ilha de San Cristobal – Centro Gianny Arismendy
Seremos recebidos no aeroporto de San Cristobal, e seguiremos para o barco.
TARDE: visitaremos o Centro de Interpretação Gianny Arismendy, o museu de História Natural mais antigo das Ilhas Galápagos que tenta preservar o arquipélago. Ele possui jardins exuberantes e paisagens deslumbrantes do oceano. No centro aprenderemos muito sobre a história geológica e humana das ilhas, meios de conservação e história natural, uma experiência inspiradora.
Dia 2 (Ter): Ilha de San Cristobal: Punta Pitt e Isla Lobos
MANHÃ: Punta Pitt está localizada no extremo leste da Ilha de San Cristóbal, possuindo uma praia cerca de 90 m com vários mirantes naturais com vista para uma colina de tufo vulcânico.
Uma trilha de 1,4 km nos leva da praia Oliviana até o topo do morro, que é adornado com vários tipos de formações lávicas. Os fortes ventos que prevalecem no morro esculpiram naturalmente a paisagem, criando vistas deslumbrantes e inesquecíveis que lembram cenas de um filme de ficção científica.
A areia da Praia Oliviana é de uma bela tonalidade amarelo-oliva, adornada com cristais brilhantes formados a partir da erosão de lava e conchas. Aqui, os leões marinhos se aquecem ao sol enquanto observam o voo das fragatas, pelicanos, garças e gaivotas.
Em Pitt é um dos poucos lugares onde todas as três espécies de atobás (de pés azuis, de pés vermelhos e mascarados) e as duas espécies de fragatas podem ser observadas na mesma vizinhança.
TARDE: Isla Lobos é uma ilhota pequena e plana, com seus vários leões marinhos que se destacam na areia branca, e brincam na praia.
Classificado como local de mergulho turístico, possui 2 cais de onde o turista pode explorar o fundo do oceano acompanhado de leões marinhos, um local fantástico para a prática de snorkeling. Uma trilha de 850 metros de extensão percorre a ilha, ligando os dois cais. O tempo estimado para a caminhada é de 1 hora, durante a qual é possível observar a vegetação costeira de plantas resistentes à água salgada.
Os leões marinhos são parentes dos leões marinhos da Califórnia, enquanto os leões marinhos de dois pelos, conhecidos como focas, têm suas origens na Antártica.
Dia 3 (Qua): Ilha Española: Gardner Bay e Suarez Point
MANHÃ: Gardner Bay é uma excelente praia para relaxar, nadar e até andar de caiaque, além da oportunidade de observar leões marinhos (Zalophus wollebaki), aqui também podemos observar tubarões nas águas cristalinas do oceano. Neste local pode observar três espécies de tentilhões de Darwin: uma subespécie do tentilhão-de-bico-grande, que é semelhante ao tentilhão terrestre de bico-grande, o tentilhão-de-bico-pequeno e o tentilhão cantor, que é outra subespécie endêmica, além de outras aves residentes e migratórias.
TARDE: depois do almoço seguimos para Suarez Point, ótima para avistar atobás de patas azuis, albatrozes e atobás de Nazca. Um belo local à beira-mar, os grandes albatrozes ondulados usam o penhasco como plataforma de lançamento. A famosa atração é o magnífico respiradouro, que espirra água a 50m de altura, formando um chafariz natural, proporcionando excelentes oportunidades fotográficas.
Dia 4 (Qui): Cormorant Point, Ilhota Champion e Post Office Bay
MANHÃ: visitaremos Cormorant Point, provavelmente a melhor lagoa de flamingos de Galápagos. Situa-se entre dois cones de lava com tufas que conferem ao local uma atmosfera especial. Existem várias espécies de aves no local, além dos flamingos. E é interessante ver as duas praias distintas: “A Praia Verde” (devido à sua elevada percentagem de cristais de olivina no areal) e a “Praia de Areia Farinha”, derivada dos corais. Em uma caminhada, seguimos para Champion Islet, um ótimo lugar para praticar snorkel e observar a vida subaquática. A vida marinha é rica aqui devido ao recife de coral próximo.
TARDE: conheceremos Post Office Bay, local onde foi colocado um barril de madeira no século XVIII pela tripulação de um navio baleeiro, e que tem sido usado como correio desde então por fuzileiros navais e turistas. A ideia é levar cartas ou postais ao seu destino em mãos. Além disso, este local foi a área de desembarque de alguns dos primeiros colonos. O restante do dia será para um descanso e para aproveitar a praia e a beleza de Galápagos.
Dia 5 (Sex): Centro de Criação Fausto Llerena e fim do roteiro
MANHÃ: após uma caminhada de 40 minutos pelo Parque Nacional de Galápagos, chegamos ao Centro de Criação Fausto Llerena, na Fundação Charles Darwin. Vamos ao Centro de Interpretação Van Straelen e depois ao centro de reprodução. Dalí começa um caminho elevado em madeira de onde se pode observar e as tartarugas da Ilha Española. E termina no centro de exibição de tartarugas.
Após esta visita, iremos para o aeroporto de Baltra para o voo de volta ao continente.
O roteiro pode sofrer alteração de acordo com as condições climáticas, ou autoridades portuárias.
Aeroportos mais convenientes para este roteiro:
Início do roteiro: Aeroporto de San Cristobal (SCY)
Final do roteiro: Aeroporto de Baltra (GPS)
ITINERÁRIO C: 7 dias e 6 noites – sexta a quinta
Este programa te leva em uma viagem aos recantos mais remotos do arquipélago. Visitamos as ilhas do extremo oeste, que são as mais jovens, repletos de campos de lava, a vegetação escassa fez com que a vida selvagem se adaptasse ao local. Corvos-marinhos e pinguins que não voam compartilham as rochas e as águas do canal Bolívar. A ilha Fernandina é a ilha mais jovem e talvez a mais original.
Dia 1 (Sex): Chegada à Ilha de Santa Cruz – Terras Altas de Santa Cruz
Você será recebido no aeroporto. Já a caminho do barco, faremos uma parada para visita ao Rancho Manzanillo para um piquenique e uma pequena caminhada (viaje com roupas leves e confortáveis e tênis – tenha a câmera, repelente e protetor solar em mãos) antes de embarcar no catamarã. Suas bagagens seguirão diretamente para o barco.
TARDE: Santa Cruz oferece excelentes oportunidades para observar as tartarugas selvagens de Galápagos. Rastrear tartarugas não é a única atividade emocionante encontrada nas terras altas. Há também muitos túneis de lava, sumidouros e crateras prontos para serem explorados. Após esta visita seguimos para o barco.
Dia 2 (Sáb): Ilha Isabela (Punta Moreno) e Ilha Fernandina e Mangle Point
MANHÃ: visitaremos Punta Moreno, localizada na costa norte da Ilha Isabela entre o vulcão Sierra Negra e o vulcão Cerro Azul. Seguiremos a trilha que nos leva ao longo do fluxo de lava Pahoehoe (lava solidificada em formato ondulado) até um complexo de lagoas costeiras, onde várias espécies de aves podem ser encontradas ao redor dessas lagoas e manguezais.
TARDE: nosso destino será a Ilha Fernandina, que em sua costa leste encontra-se Mangle Point, um excelente local para mergulho com snorkel e um belo local para andar de panga pelo manguezal. Você poderá fazer uma caminhada de cerca de 800 m por aqui. Durante o passeio, é provável que você veja leões-marinhos, tartarugas, pelicanos, arraias e numerosos pássaros de diferentes espécies.
Dia 3 (Dom): Ilha Isabela: Baía Urbina e Tagus Cove
MANHÃ: a Baía da Urbina está localizada na base do Vulcão Alcedo e, em 1954 sofreu uma grande elevação, o que fez com que o terreno subisse quase 5 metros. A costa se expandiu por 800 m, deixando a vida marinha encalhada na nova costa. Esta área também é um ótimo lugar para mergulhar. A trilha tem um percurso de aprox. 3,2 km, por areia, pedra-pomes, lava, coral e vegetação onde se podem observar tocas de iguanas. E nas águas, um lugar ideal para ver lagosta vermelha e azul! Aqui você poderá ver as enormes iguanas terrestres, maiores que nas demais ilhas, e as tartarugas de Galápagos soltas na natureza, às vezes até fora de temporada ficam no interior da ilha. Pode-se observar uma grande quantidade de vegetação como camomila e jacarandá, mas entre todas essas plantas, destacam-se as belas flores do algodão Darwin, endêmica das Ilhas Galápagos.
TARDE: nosso destino é Tagus Cove, enseada localizada a oeste do Vulcão Darwin na Ilha Isabela. Este era o local preferido de piratas e baleeiros, que escreviam os nomes de seus barcos nas paredes da enseada. No começo do percurso, você verá uma pequena gruta onde encontrará essas inscrições que datam de 1800.
Dia 4 (Seg): Ilha Fernandina (Espinoza Point e Ilha Isabela / Vicente Roca Point)
MANHÃ: Espinoza Point é um lugar famoso conhecido por suas grandes colônias de iguanas marinhas e o habitat de espécies únicas, como o cormorão que não voa, o pinguim de Galápagos, o falcão de Galápagos e a cobra de Galápagos.
TARDE: Depois do almoço visitaremos um dos lugares mais impressionantes e espetaculares das encantadas Ilhas Galápagos; com altas falésias e formações de tufo, cinzas e lava dão a esta área um toque majestoso: Punta Vicente Roca. Localizada na costa noroeste da ilha, é formada por duas pequenas ilhotas. E a grande baía tem uma vida marinha espetacular. Aqui, você poderá ver cavalos-marinhos, tartarugas marinhas e o estranho e fascinante Mola-mola ou peixe-lua. Esta baía é um ótimo lugar para praticar passear de panga e para fazer snorkeling. Outros animais podem ser vistos aqui também: pinguins, atobás-de-pés-azuis, andorinhas-do-mar, atobás, leões-marinhos, e debaixo d’água, tartarugas marinhas, arraias e baiacu.
Dia 5 (Ter): Ilha Santiago: Playa Espumilla e Porto Egas
MANHÃ: a praia de Espumilla está localizada na costa norte da Ilha de Santiago, na Baía de James. Recentemente uma das duas lagoas deste local sofreu um processo de sedimentação devido ao “El Niño”, o que causou o desaparecimento de uma significativa colônia de flamingos. As principais atrações aqui são a floresta de Palo Santo e a nidificação de filhotes de tartarugas.
TARDE: Seguimos depois para Porto Egas, com sua praia preta, a principal atração da ilha, criadas pelos sedimentos de lava vulcânica.
Dia 6 (Qua): Ilha Rábida e Chinese Hat
MANHÃ: a Ilha da Rábida é única e se caracteriza pela cor vermelha de suas rochas e areia. O material vulcânico nesta ilha é muito poroso e fatores externos como chuva, água salgada e brisa do mar atuaram como agentes oxidantes. Caminharemos por uma trilha até uma lagoa costeira atrás da praia, que permite observar as aves terrestres, como tentilhões, pombos, toutinegras e sabiás, além de uma colônia de flamingos.
TARDE: seguimos para uma pequena ilhota de 1km² localizada na ponta sudeste da Ilha de Santiago. Em forma de um de chapéu chinês quando visto do Norte, é uma formação vulcânica recente em forma de cone, daí seu nome. A oeste observam-se formações lávicas, formadas no fundo do mar e erguidas acima do mar, onde se pode ver cabeças de coral sobre a lava. A paisagem é coberta por colônias de leões marinhos, iguanas marinhas e pinguins de Galápagos.
Dia 7 (Qui): Ilha de Santa Cruz: Black Turtle Cove e fim do roteiro
MANHÃ: começamos nosso último dia com um passeio de bote até a tranquila esnseada de Black Turtle Cove, localizada na costa norte de Santa Cruz. Ao chegar, seguimos com os motores desligados, assim podemos explorar melhor a enseada protegida pelo manguezal. As tartarugas marinhas se alimentam e acasalam nas águas calmas, e três espécies de tubarões são encontradas aqui: o tubarão de pontas pretas, o tubarão de pontas brancas e o tubarão de Galápagos. Grupos de arraias pintadas também são frequentemente vistos, assim como garças e garças.
Após este passeio iremos para o aeroporto de Baltra para o voo de regresso ao continente.
O roteiro pode sofrer alteração de acordo com as condições climáticas, ou autoridades portuárias.
Aeroportos mais convenientes para este roteiro:
Início do roteiro: Aeroporto de San Cristobal (SCY)
Final do roteiro: Aeroporto de Baltra (GPS)
O CATAMARÃ
A bordo deste catamarã inaugurado em 2008, você conhecerá essas incríveis ilhas do arquipélago, com conforto, espaço estilo e estabilidade.
O barco oferece 8 cabines para um total de 16 passageiros, todas com instalações confortáveis e muita privacidade. São 6 cabines Twin no deck inferior de 14m² e 2 suítes de casal no deck superior com 18m². As suítes podem ser twin ou tripla (com sofá cama – apenas para criança de até 12 anos). Todas as cabines contam com ar-condicionado com regulagem individualmente, água quente e fria, cofre, secador de cabelo e amenidades (produtos de higiene pessoal).
As refeições são servidas na nossa elegante sala de jantar, e para relaxar e descontrair, há um excelente bar e área lounge atendidos pelo barman.
Temos várias áreas de descanso para aqueles que procuram um lugar tranquilo para apreciar a paisagem durante sua viagem a Galápagos com a família e amigos ou após um dia agitado de praia, mergulho, caiaque ou caminhada em uma das Ilhas Galápagos.
Note que o barco poderá parar nas ilhas em píer (atracado) ou ancorado, sendo necessário o bote para se chegar em terra.
DATAS 2025
Consulte as datas disponíveis em 2025
Itinerário A (5 dias e 4 noites) – Saídas às quintas feiras
Itinerário B (5 dias e 4 noites) – Saídas às segundas feiras
Itinerário C (7 dias e 6 noites) – Saídas às sextas feiras
VALORES 2025
Valores por pessoa |
Itinerário A ou B |
Itinerário C |
Cabine Twin Ocean View – Lower deck |
USD 3.872,00 |
USD 5.808,00 |
Suíte Matrimonial – Upper deck |
USD 4.132,00 |
USD 6.198,00 |
Taxa de reserva: USD 35,00
** Pode haver suplemento de valor para saídas em datas especiais e/ou feriados.
Pagamentos obrigatórios no local:
– Tarjeta de Turismo* Ingala (no aeroporto de Quito): USD 20,00 – Taxa de entrada no arquipélago*: USD 100,00 para brasileiros (USD 200,00 para outras nacionalidades)
* Tarifas sujeitas a alteração sem aviso prévio
INCLUÍDO NO ROTEIRO
– 4 ou 6 Noites de hospedagem a bordo de um catamarã;
– Traslado aeroporto/barco e barco/aeroporto, em grupo/traslado único;
– Todas as refeições a bordo (desde almoço no primeiro dia* até café da manhã no último dia);
– Chá, café, água potável à vontade;
– Visitas programas às ilhas conforme o descritivo diário;
– Acompanhamento de guia naturalista (fala espanhol e inglês);
– Equipamento de snorkel (máscara, snorkel e nadadeiras);
– Caiaque (quantidade limitada a bordo).
* No itinerário C (7 dias e 6 noites), o primeiro almoço é um piquenique no Rancho Manzanillo, e as demais refeições são a bordo.
NÃO INCLUÍDO NO ROTEIRO
– Bilhetes aéreos para/de Galápagos;
– Taxa de entrada no arquipélago (USD 100,00 para brasileiros, ou USD 200,00);
– Tarjeta de Turismo Ingala (USD 20,00);
– Bebidas alcoólicas e refrigerantes;
– Aluguel de roupa de mergulho;
– Despesas pessoais;
– Wi-fi;
– Seguro-viagem internacional;
– Taxa suplementar de gasolina (no caso de aumento significativo no combustível do Equador);
– Gorjetas para tripulação e guia (não obrigatórias).
OPCIONAIS:
– Voo ida e volta a partir de Quito ou de Quayaquil, com assistência no aeroporto