Descrição
HOLANDA
Norte da Holanda 2025
8 dias e 7 noites
Roteiro não guiado
Barcos: De Willemstad e Arkona
Grau de dificuldade: 1 –leve
Veleje e pedale pelo Ijsselmeer, o Mar Holandês
Venha descobrir o Norte da Holanda, pedalando pelo campo pouco explorado, com cidades bucólicas centenárias e navegando ao longo da costa do Ijsselmeer, que no passado foi um mar salgado, e hoje é um enorme lago de água doce, o maior da Holanda! Um roteiro incrível a bordo de um barco confortavelmente mobiliado, e pedalando por excelentes ciclovias e trilhas.
Pelo interior, o roteiro passa pelos pôlderes, áreas antigamente inundadas, e hoje drenadas para o cultivo de alimentos e flores. Uma região tipicamente holandesa, que mescla o poder e a beleza da natureza, o charme das antigas vilas de pescadores, hoje vilas turísticas dos locais muito bem mantidas, os portos com milhares de barcos – sim, a Holanda há séculos domina os mares – e a ousadia do homem, nas grandiosas obras de engenharia.
Até 1932, o IJsselmeer era um mar chamado Zuiderzee. Desde a Idade Média, a área desempenhou um papel importante no desenvolvimento econômico da Holanda, mas também foi muitas vezes severamente inundada. Um dique de 32 quilômetros de comprimento, terminado em 1932, pôs fim às inundações e transformou o mar salgado em um lago de água doce. Ao longo das margens do atual Ijsselmeer, muitos pitorescos portos históricos, pôlderes centenários (campos de terra férteis abaixo do nível do mar) e belas vilas do interior ainda são testemunhas de um rico passado marítimo. A água doce do IJsselmeer agora abriga uma enorme diversidade de pássaros, plantas e peixes.
Serão entregues mapas e o itinerário a bordo, para que você faça o seu percurso por conta própria. A bordo, a cada dia, o guia fará um briefing sobre o caminho a ser percorrido.
MAPA
DIA A DIA
Dia 1: Chegada e embarque em Amsterdam
Barco: Amsterdam – Zaandam
Sua semana de bike começa em Amsterdam. O embarque é entre 14h e 16:30h.
Curta os arredores do porto à tarde, e se programe para o briefing e um drink de boas-vindas às 17h, seguido do primeiro jantar a bordo enquanto o barco navega para Zaandam.
Dia 2: Zaandam – Zaanse Schans – Alkmaar
No primeiro dia de pedal visitaremos o museu ao ar livre “Zaanse Schans”. Com seus belos moinhos de vento, esta tradicional vila-holandesa abriga uma fabrica de queijos e um tradicional fabricante de tamancos de madeira. Depois retornaremos pedalando ao barco que nos aguarda em Alkmaar.
Distância de bike: 44 km
Dia 3: Pedal pela região das dunas em Alkmaar
Barco: Alkmaar – Den Helden
O percurso de hoje nos leva a terras pouco exploradas. As vilas são pequenas, charmosas, de cultura bem preservada, e com uma história de séculos de tradição entre navegadores.
As dunas são uma surpresa à parte, escondidas neste cantinho da Holanda, quase desconhecido.
Depois do pedal, um bom passeio de barco, admirando os canais e eclusas, descobrindo o que há de mais tradicional na Holanda. Vale prestar atenção, que os canais são obras humanas, há muito tempo usados para a navegação e transporte de carga.
Distância de bike: 33 km ou 40 km – você escolhe.
Dia 4: Ferry: Den Helder – Texel – Den Helder
Pedal: Texel: volta pela ilha a partir e retornando a t’Horntje
Barco: Den Helder – Den Oever
Uma travessia de 20 minutos em ferry te leva de Den Helder à ilha de Texel, onde você encontrará belas rotas de bicicleta na maior ilha do Mar do Norte Holandês.
De t’Horntje, pegue sua bike para descobrir outras belezas e mais surpresas nesta ilha encantadora do Mar do Norte. Pedale por prados, parques naturais e dunas até pequenas aldeias, não perca a oportunidade de parar para um banho na praia arenosa do Mar do Norte, ou visitar o santuário de focas “Ecomare”.
No final da tarde, mais uma travessia de volta à terra firme, até Den Oever.
Aqui está o primeiro dos grandes diques que separam o Atlântico do Mar da Holanda. Uma enorme obra de engenharia de contenção que segura as turbulentas águas e previne enchentes no restante da Holanda.
Distância de bike: entre 34 e 51 km – você escolhe.
Dia 5: Den Oever – Stavoren
Pedal: Mar Fríseo – passeio por Stavoren
Pela manhã, um trecho de navegação até Stavoren. Não deixe de apreciar a travessia do dique. É uma enorme surpresa perceber que as mãos humanas mudaram as características naturais da região, possibilitando a Holanda ser o que é hoje.
Na chegada a Stavoren, pegue sua bike para um passeio por mais pitorescas e animadas vila de pescadores.
Distância de bike: 43 km ou 55 km
Dia 06: Barco: Stavoren – Medemblik
Bike: Medemblik – Hoorn – Enkhuizen
O pedal hoje te leva a Enkhuizen, passando por pequenas vilas e aldeias. Passaremos pelo moinho de vento De Krijgsman (O Guerreiro), o mais alto da província do Norte da Holanda e um dos poucos moinhos ainda usados para produzir farinha comercialmente. A região também é conhecida por suas muitas estufas, onde os vegetais são cultivados.
Pare em Hoorn para um café e um demorado passeio. Você não vai mais querer sair daqui, antes de seguir para Einkhuisen.
No século XVII, Enkhuizen foi uma das mais ricas cidades da Holanda, graças ao seu porto que enviava especiarias da Ásia. Surpreenda-se com as imponentes mansões, canais, igrejas e muralhas da cidade que até hoje refletem a rica história e belezas da cidade.
Distancia de bike: 39 ou 51 km
Dia 7: Barco: Enkhuizen – Volendam
Bike: Volendam – Waterland – Amsterdam
No início do dia, travessia do dique principal do Ijsselmeer. Fique atendo e será surpreendido!
Depois, segue-se pedalando em direção a Edam, uma cidade encantadora cujas ruas e canais justificam a visita. Seus queijos, reconhecidos mundialmente, possuem cascas vermelhas ou amarelas que os mantêm frescos por muito tempo, e foi o que tornava possível que eles fossem levados pelos marinheiros do século XVII em suas longas viagens, servindo de alimento e objeto de troca por temperos e outras riquezas do Oriente.
Na sequencia, mais uma imersão na cultura holandesa: uma visita a uma loja de queijos e tamancos, de administração familiar. Ali veremos uma demonstração de como os queijos e tamancos são produzidos, e faremos uma degustação de queijos. Seguiremos pedalando ao longo de diques, até Purmerend, no coração do pôlder chamado De Beemster, 3,5 metros abaixo do nível do mar, que foi criado a mais de 400 anos, quando os holandeses transformaram um lago em pastagens, reconhecido pela UNESCO como “uma obra prima criativa”.
Distância de bike: 28 km ou 50 km
Dia 8: Amsterdam
Após café da manhã, desembarque até as 09:30h.
Aproveite para passear por esta fantástica cidade onde o ontem e o amanhã se encontram, ou faça uma boa viagem de volta.
Caso você decida fazer o trajeto mais curto, nem todas as atrações descritas no roteiro serão visitadas.
BARCO DE WILLEMSTAD
O DE WILLEMSTAD é o mais novo membro da família de barcos, se juntando ao De Nassau, De Amsterdam e ao De Holland, tendo sido convertido e completamente reformado em 2017/2018.
Suas 48 cabines são confortáveis e bem equipadas. Contam com 2 camas de solteiro, TV, mini cofre, ar condicionado com controle individual e banheiro privativo com chuveiro, vaso e secador de cabelos.
No deck superior encontram-se as 8 suítes de aproximadamente 15m² cada, portas em vidro de correr e uma pequena sala de estar. As 2 camas das suítes podem ser unidas para tornar uma cama de casal. Neste deck também se encontram 16 cabines twins de aproximadamente 10m², com janelas panorâmicas que podem ser abertas.
No deck inferior o barco conta com 24 cabines twins, uma janela ampla com um basculante que pode ser aberto.
No salão e bar com janelas panorâmicas do deck superior, você pode relembrar as experiências do dia de uma maneira agradável enquanto desfruta de uma cerveja ou uma taça de vinho.
Delicie-se com a culinária local e internacional no restaurante, climatizado e bem decorado, localizado no deck inferior.
O espaçoso terraço é parcialmente coberto, local ideal para relaxar e deixar a paisagem passar confortavelmente em uma espreguiçadeira.
O interior do barco é área não fumante. Só é permitido fumar no convés.
BARCO ARKONA
O ARKONA é um barco de cruzeiro fluvial muito bem equipado e que foi totalmente reformado no inverno de 2017/2018. A atmosfera moderna e elegante a bordo do navio tornará a sua viagem uma experiência descontraída.
O deck inferior oferece 33 cabines twins (2 camas) com janela fixas por questões de segurança.
No deck superior ficam 12 cabines twins e 2 cabines individuais (11 m²) com uma pequena cama de casal (140 cm) com janela panorâmica do teto ao chão, que a metade superior dela pode ser aberta.
Todas as confortáveis cabines duplas têm 11 m², e duas camas de solteiro separadas. Uma das camas na cabine pode ser transformada em um sofá durante o dia. Todas as 47 cabines possuem sistema de climatização individual, TV, mini cofre, secador de cabelo, tomadas de 230V e 115V e banheiro privativo.
O ARKONA dispõe de restaurante e lounge com bar no andar superior, ambos espaçosos e modernos, com grandes janelas panorâmicas. Wi-Fi está disponível. No terraço parcialmente coberto, cadeiras e espreguiçadeiras convidam para uma estadia. Aqui você pode relaxar e tomar uma bebida e apreciar a paisagem enquanto navega. As bicicletas serão armazenadas numa parte separada do terraço.
BICICLETAS
As bicicletas são Gazelle Chamonix e Velo de Ville C100, com 7 marchas, equipadas com banco de gel confortável, e ajustável para a sua altura, trava e bolsa lateral.
Caso prefira uma bicicleta elétrica, temos disponíveis no modelo Velo de Ville CEB200.
Oferecemos também bicicletas infantis e cadeirinhas para crianças, mediante prévia solicitação.
Na Holanda, os ciclistas não são obrigados a usar capacete. Porém sugerimos fortemente que os usem. Você poderá levar seu próprio capacete, ou alugar um com antecedência.
DATAS 2025
29/03 a 05/04 – Temporada A – De Willemstad
30/03 a 06/04 – Temporada A – Arkona
05/04 a 12/04 – Temporada A – De Willemstad
12/04 a 19/04 – Temporada B – De Willemstad
13/04 a 20/04 – Temporada B – Arkona
19/04 a 26/04 – Temporada C – De Willemstad
26/04 a 03/05 – Temporada D – De Willemstad
27/04 a 04/05 – Temporada D – Arkona
03/05 a 10/05 – Temporada E – De Willemstad
10/05 a 17/05 – Temporada E – De Willemstad
11/05 a 18/05 – Temporada E – Arkona
17/05 a 24/05 – Temporada E – De Willemstad
24/05 a 31/05 – Temporada E – De Willemstad
25/05 a 01/06 – Temporada E – Arkona
31/05 a 07/06 – Temporada E – De Willemstad
07/06 a 14/06 – Temporada E – De Willemstad
08/06 a 15/06 – Temporada E – Arkona
14/06 a 21/06 – Temporada E – De Willemstad
21/06 a 28/06 – Temporada E – De Willemstad
22/06 a 29/06 – Temporada E – Arkona
28/06 a 05/07 – Temporada E – De Willemstad
05/07 a 12/07 – Temporada D – De Willemstad
12/07 a 19/07 – Temporada D – De Willemstad
19/07 a 26/07 – Temporada D – De Willemstad
26/07 a 02/08 – Temporada D – De Willemstad
02/08 a 09/08 – Temporada D – De Willemstad
09/08 a 16/08 – Temporada D – De Willemstad
16/08 a 23/08 – Temporada D – De Willemstad
23/08 a 30/08 – Temporada E – De Willemstad
30/08 a 06/09 – Temporada E – De Willemstad
06/09 a 13/09 – Temporada E – De Willemstad
13/09 a 20/09 – Temporada D – De Willemstad
20/09 a 27/09 – Temporada C – De Willemstad
27/09 a 04/10 – Temporada B – De Willemstad
04/10 a 11/10 – Temporada A – De Willemstad
VALORES 2025
Preços por pessoa:
BARCO DE WILLEMSTAD:
Cabine |
Temporada A | Temporada B | Temporada C | Temporada D |
Temporada E |
Twin Lower deck |
€ 799,00 |
€ 899,00 | € 1.049,00 | € 1.199,00 |
€ 1.299,00 |
Twin para uso SINGLE – Lower Deck |
€ 1.198,50 |
€ 1.348,50 | € 1.573,50 | € 1.798,50 |
€ 1.948,50 |
Twin Upper Deck |
€ 1.049,00 |
€ 1.149,00 | € 1.299,00 | € 1.449,00 |
€ 1.549,00 |
Twin para uso SINGLE – Upper Deck |
€ 1.573,50 |
€ 1.723,50 | € 1.948,50 | € 2.173,50 |
€ 2.323,50 |
SINGLE – Upper Deck |
€ 1.363,70 |
€ 1.493,70 | € 1.688,70 | € 1.883,70 |
€ 2.013,70 |
Suite Upper deck |
€ 1.299,00 |
€ 1.399,00 | € 1.599,00 | € 1.749,00 |
€ 1.849,00 |
Preços por pessoa:
BARCO ARKONA:
Cabine |
Temporada A | Temporada B | Temporada D |
Temporada E |
Twin (Dupla) Deck Inferior |
€ 799,00 |
€ 899,00 | € 1.199,00 |
€ 1.299,00 |
Twin para uso Single – Lower deck |
€ 1.198,50 |
€ 1.348,50 | € 1.798,50 |
€ 1.948,50 |
Twin (Dupla) Deck Superior |
€ 1.199,00 |
€ 1.299,00 | € 1.599,00 |
€ 1.699,00 |
SINGLE – Upper deck |
€ 1.559,00 |
€ 1.689,00 | € 2.079,00 |
€ 2.209,00 |
Taxa de reserva: € 35,00 por pessoa
Opcionais:
- Bicicleta urbana: € 91,00 por semana
- Bicicleta elétrica: € 255,00 por semana (quantidade limitada)
- Capacetes (aluguel): € 10,00 por semana
- Seguro* (contra danos e perdas) para as bicicletas: € 14 (bike urbana) / € 28 (e-bike)
- Necessidades alimentares especiais: € 70,00 (sem lactose ou sem glúten)
- Seguro saúde internacional: mediante solicitação
- Passeio de barco pelos canais de Amsterdam (1 hora de passeio): € 18 – compra antecipada
INCLUSO NO ROTEIRO:
- 7 noites a bordo do barco escolhido, com tripulação;
- Roteiro de bicicleta conforme descrito acima;
- Refeições a bordo: 7 cafés da manhã + 7 jantares a bordo + almoços tipo lanche;
- Café e chá a bordo, até às 16h;
- Drink de boas-vindas;
- Briefing diários detalhando o roteiro de bicicleta;
- Rotas de GPS;
- Mapas e detalhamento dos trajetos pedalados (entregues a bordo – 1 por cabine);
- Passagem do ferry para Texel;
- Limpeza diária da cabine;
- Música ao vivo a bordo;
- Wi-fi no restaurante – poderá haver cobrança adicional;
- Telefone para emergência 24h na Holanda e no Brasil.
NÃO INCLUSO NO ROTEIRO:
- Traslado in do hotel ou aeroporto de Amsterdam ao porto;
- Traslado out do barco ao aeroporto ou hotel em Amsterdam;
- Aluguel de bicicletas;
- Capacetes (Uso obrigatório);
- Assistência médica internacional;
- Bebidas a bordo;
- Bilhetes aéreos;
- Visitas opcionais (entradas não inclusas): Museu Zaanse Schans, Moinho Schermerhorn, Cervejaria em Oudeschild, Santuário de focas Ecomare De Koog, Museu Medemblik, Zuiderzeemuseum em Enkhuizen, entre outros;
- Taxa suplementar de gasolina;
- Gorjetas (opcionais).
* O seguro para as bicicletas é válido somente nos casos abaixo:
– Em caso de roubo de uma bicicleta devidamente trancada;
– Em caso de danos, resultados de ação não deliberada ou negligente;
– Conserto em loja local em caso de avaria, avaria técnica ou pneu furado durante o passeio.
Lembre-se, enquanto a bicicleta não estiver no barco, você é responsável por ela e pelos seus acessórios. Isso significa, entre outras coisas, que você deve sempre trancar sua bicicleta quando estacionar e sempre levar sua bolsa lateral com você.
BOA VIAGEM!!!