Bicicletas com IA para pensar por si mesmas
É o que sugere a patente da Shimano
Revista Bicicleta
Publicada em outubro 2024
A Inteligência Artificial nas bicicletas já é um caminho sem volta e a Shimano está avançando nesse projeto. A empresa japonesa registrou a patente de um programa de aprendizado com o qual a bike reconhece as preferências do cliclista para controlar altura do canote, inclinação do selim e ajustar a suspensão dianteira.
O dispositivo conta com uma pequena tela acoplada ao guidão fazendo a interface com o sistema, que automatiza as mudanças no meio do percurso por meio de “mecanismos telescópicos”. Cabe ao ciclista dar seu feedback à máquina com os botões “curti” e “não curti”, no estilo do Facebook, para que o programa de aprendizado tenha um melhor desempenho.
A invenção da Shimano também recolhe informações sobre o trajeto e adapta as regulagens de acordo com as preferências do ciclista. A interface do dispositivo já oferece opções como “Percurso Olímpico” e “ABC Downhill”, como base para os ajustes para essas modalidades.
Com esse sistema, o ciclista pode inserir suas preferências numa volta de reconhecimento e depois se beneficiar de ajustes contínuos. O sistema não deve ser usado em provas já que sua grande bateria causaria um sobrepeso, mas pode afinar o desempenho do atleta e da bike nos treinos.
A imagem anexada à patente sugere que a invenção é para Gravel, mas também pode ser usada em uma mountain bike e até adaptável para modelos de estrada. E como é de praxe da empresa, o desenvolvimento do produto corre em sigilo industrial sem previsão de lançamento no mercado.
Veja a reportagem na íntegra aqui