Descrição
FRANÇA
Provence e Camargue em Hotéis 2025
8 dias e 7 noites
Roteiro guiado, com carro de apoio, e-bike
Hospedagem: Hotéis 3 e 4 estrelas
Grau de dificuldade: 1 – fácil
As cores e luzes de Provence e Camargue
Esta viagem pelo “Império do Sol” (de acordo com o escritor provençal Frédéric Mistral) desafia todos os seus sentidos. Tomilho e alecrim apimentam o ar ameno. Uvas e trufas mimam o paladar. As muralhas quebradas da fortaleza lembram as canções dos trovadores. A luminosidade da luz do sol inspirou os impressionistas.
Deixe-se encantar pelas vistas coloridas e pela alegria de viver da Provença!
Este roteiro de 8 dias começa com um passeio por Uzès, próximo a Avignon, e termina no pitoresco centro histórico de Aix-en-Provence. Estamos ansiosos para pedalar com você pelo grande aqueduto da Pont du Gard e seguir os passos de Van Gogh em Arles durante a viagem. Experimente o fascínio da Provença com todos os seus sentidos! O aroma picante de pinho será seu companheiro constante enquanto você pedala pelas florestas sombreadas. Pântanos imaculados aguardam sua visita em Camargue. Você verá rochas ocres luminosas na caminhada até a vila de RoussilIon. E ficará hospedado em palácios históricos da cidade, em confortáveis mansões antigas e em um mosteiro agostiniano no meio do centro histórico de Aix-en-Provence. Com os menus selecionados das refeições, você poderá desfrutar da Provença pelo seu lado “delicioso”.
MAPA
DIA A DIA
1º. Dia: Chegada a Uzès
Neste primeiro dia da viagem, encontre o guia no seu hotel às 17:30h para um passeios guiado pela cidade medieval. O jantar será em um renomado restaurante.
Você poderá ir por conta própria para o hotel em Uzès, ou poderá usar o traslado do aeroporto de Marselha às 14h, ou da estação de trem TGV em Avignon às 15:30h.
2º. Dia: De Pont du Gard a Arles
O primeiro trecho de pedal começa em frente ao Castelo de Uzès, e seguimos até a espetacular Pont du Gard, uma verdadeira obra-prima da arquitetura romana, inserida em uma paisagem deslumbrante! Dalí percorreremos vinhedos em direção ao rio Ródano. As encostas íngremes produzem o vinho tinto encorpado Côtes du Rhône. Aproveite um piquenique com delícias provençais sob a sombra dos plátanos. À tarde, a rota segue frequentemente ao longo do largo rio, acalmado por suas barragens. Atravessando extensas pontes, chegamos à cidade de Tarascon, onde o lendário monstro “Tarasque” vagueia até hoje. Todo mês de junho, uma réplica do dragão desfila pela cidade em uma grande procissão. As poderosas paredes de granito do Castelo de Tarascon podem parecer ameaçadoras por fora, mas por dentro, aconchegantes salas com lareira e um jardim de ervas aguardam os visitantes. Durante uma visita guiada, entraremos na poderosa fortaleza e compartilharemos a história, o desenvolvimento e a lenda do monstro quase invencível. Nosso caminho continua ao longo das bucólicas margens dos canais e dos radiantes campos de girassóis, levando-nos a Arles, onde poderosas muralhas protegem a cidade.
Distância de bicicleta: 60 km
3º. Dia: Passeio por Camargue
Um traslado nos leva para fora da animada cidade até os limites desta região pantanosa. Durante o passeio, veremos as colinas e campos de sal, que estão entre os maiores da Europa, além de extensos campos de arroz até chegar à reserva natural. Ali você se encantará com as cegonhas pretas raras, garças cinzentas e abelharucos de cores brilhantes às margens dos lagos salobres, os íbis egípcios tomando banho de sol, o visual deslumbrante provocado pelos flamingos nos lagos rasos de água salgada em contraste com o azul profundo do céu, e com alguma sorte, encontraremos os famosos cavalos brancos da Camargue. Percorrendo uma barragem plana, chegaremos a Saintes Maries de la Mer. A robusta igreja-fortaleza é um destino de peregrinação anual para ciganos de toda a Europa.
Após o almoço, um traslado nos leva de volta à cidade romana de Arles para uma visita guiada seguindo os passos de Van Gogh. O portal românico da Catedral de São Trófimo é considerado uma obra-prima da cantaria provençal e está listado como Patrimônio Mundial da UNESCO. Vincent van Gogh chegou a Arles em 1888, e criou ali um número incrível de pinturas e desenhos.
Distância de bicicleta: 31 km
4ª. Dia: Passeio pelos “Pequenos Alpes” (St. Remy de Provence e Le Baux)
Pela manhã passearemos por St. Remy. Os romanos construíram aqui uma poderosa fortaleza e assentamento. Em um passeio a pé guiado visitaremos os recantos mais bonitos da cidade. Depois, pedalaremos pelo lendário Vale do Inferno com suas estranhas formações rochosas, chegando às majestosas ruínas de Les Baux. Na Idade Média, os trovadores reuniam-se na cidade alta para inúmeras competições de canto. A aldeia em ruínas ainda permite aos visitantes sentir a glória passada dos antigos edifícios nobres. Depois de uma descida emocionante, a rota será através das falésias calcárias montanhosas dos Alpilles, cobertas de pinheiros e vinhas. As pequenas adegas produzem um vinho vermelho rubi, encorpado, com muitas notas frutadas. Descanse à sombra de oliveiras centenárias, desfrute de um piquenique cuidadosamente preparado e ouça o cantar das cigarras. No início da tarde, retornaremos para Les Baux e você poderá relaxar no parque bem cuidado e na piscina externa.
Distância de bicicleta: 44 km
5º. Dia: Luberón: lavanda, vinhos e lindas vilas
O passeio de hoje é pelos campos de lavanda, atravessando o poderoso rio Durance até o Departamento de Vaucluse. Aqui prosperam os excelentes vinhos do Château Bonpas. Após a visita, continuamos por uma “Voie Verte” (rota verde) sem trânsito até Lumières e depois por diversas pequenas aldeias até as montanhas Lubéron. Ao final da tarde chegaremos a Gordes, um conjunto de casas agrupadas em torno do imponente castelo. Graças ao seu patrimônio cultural preservado, a pequena aldeia conseguiu manter o seu encanto e características originais ao longo dos séculos. Foi repetidamente eleita uma das aldeias mais bonitas da França, em grande parte graças à sua localização única. A aldeia aninha-se numa grande colina com vários terraços. No topo, ergue-se a antiga fortaleza, que supervisiona o destino da região. Explore por conta própria as bonitas ruas da vila, visite a igreja e tome um café na praça do castelo.
Distância de bicicleta: 50km
6º. dia: Abadia Cistercience de Sénanque
Como uma pérola em uma concha, a Abadia de Sénanque fica no final de um desfiladeiro. Desceremos a pé ao remoto mosteiro. Depois de uma visita, nosso passeio de bicicleta nos leva pelas escarpadas montanhas de Vaucluse até Pernes-les-Fontaines, a “Cidade das Fontes”. Chegaremos à fonte cárstica de Vaucluse. Do último trecho até o ponto em que a água borbulha do chão, você fará a pé. Uma vila pitoresca se formou ao redor da fonte, com pequenos estúdios se instalando. Ao longo de inúmeras cerejeiras, nascentes borbulhantes e riachos caudalosos, retornamos a Gordes.
Distância de bike: 45 km
7º. dia: As rochas ocres de Roussillon
Um belo passeio pelo vale nos leva por duas colinas até a cidade de Roussillon, situada no topo de um anel de falésias ocres. Uma maravilha para se admirar, pois brilha em amarelo, roxo e vermelho enferrujado entre os cedros verde-abeto! O ocre tem sido usado como material artístico desde os tempos pré-históricos, e Roussillon deve a ele sua modesta prosperidade. Depois cruzamos o rio Coulon pela antiga ponte romana “Pont Julien”. De van/ônibus cruzaremos as montanhas Lubéron. Os moradores locais referem-se a esta elevação como a “Montanha Encantada no meio de florestas encantadas”. Há muitos séculos, serviu de último refúgio aos valdenses, perseguidos pelos inquisidores da Igreja Católica, e hoje é um lugar tranquilo, com o ar perfumado e puro. Em uma bela e longa descida, você pedalará pelos desfiladeiros arborizados da montanha encantada até os portões do Castelo Lourmarin. A partir daqui, uma van/ônibus nos levará para a vizinha Aix-en-Provence no final da tarde. Nosso imponente hotel fica a poucos minutos a pé do famoso calçadão Cours Mirabeau. À noite, um excelente jantar de despedida em um restaurante de primeira linha do centro histórico celebra o final desse lindo passeio.
Distância de bike: 42 km
8º. Dia: Aux-de-Provence – Final dos serviços
Exploraremos o pitoresco centro histórico desta cidade incomparável de arte e cultura, passeando a pé por suas antigas vielas. Cézanne adorou este lugar e imortalizou muitos de seus rostos e cenas em telas, e ficou particularmente cativado pelo Mont Sainte-Victoire, que pode ter seu distinto pico visto ocasionalmente por entre os telhados rosa. Caminharemos até a impressionante Catedral de Saint-Sauveur, com suas delicadas portas de madeira em nogueira, e o encantador claustro românico do século XII. Admire os elaborados portões de ferro forjado, as decorações extravagantes e as fascinantes pinturas trompe l’oeil que criam a ilusão de arquitetura, pela qual Aix é famosa.
Após uma caminhada guiada pela cidade, nossos serviços terminarão por volta das 12h no hotel.
O guia poderá providenciar um traslado ao aeroporto de Marselha ou de volta ao hotel em Uzès.
FICHA TÉCNICA
Destino: França
Início do Roteiro: Uzès
Final do Roteiro: Aix-de-Provence
Duração: 8 dias e 7 noites
Hospedagem: Hotéis 3* e 4*
Nível do pedal: 1 – de fácil
Total pedalado: 272 km, em 6 dias de pedal
As rotas de pedal seguem principalmente por estradas menores, asfaltadas e de baixo tráfego. Em Camargue (na reserva natural) há um trecho mais longo não pavimentado. Existem algumas descidas mais longas, mas não íngremes. Nos dias de pedal mais longos, com mais quilometragem, os trechos a serem percorridos são planos. No 6º dia de viagem, são realizadas duas caminhadas curtas.
.
HOTÉIS
Os hotéis usados neste roteiro são:
Uzès: Hôtel Entraigues 4*
Arles: Maison Volver 4*
Les Baux: Hôtel Le Mas de l´Oulivié 4*
Gordes: Relais du Silence Mas de Romarins 3* (em julho: Le Petit Palais d´Anglae 4*)
Aix-de-Provence: Hôtel de Augustins 3* (em julho: Hôtel de l´Arbois 4*)
Poderão ser usados outros hotéis de categoria similar ou superior.
A lista de hotéis é feita mediante disponibilidade, após confirmada a viagem.
DATAS 2025
12/04 a 19/04
21/06 a 28/06
28/06 a 05/07
04/10 a 11/10
VALOR TERRESTRE POR PESSOA 2025
Preços por pessoa, em apartamento duplo: € 3.185,00
Taxa de reserva € 35,00 por pessoa
Suplemento Single: € 650,00
O almoço costuma-se ser um picnic onde os itens são divididos entre os participantes.
Considere € 15,00/dia para os itens do picnic, a ser pago para o guia.
Opcional por pessoa:
Aluguel de capacete: € 10,00
Transfer do Aeroporto de Marseille para Avignon na chegada: € 99,00
Transfer de Aix-de-Provence ao aeroporto de Marseille no final da viagem: € 35,00
Seguro médico internacional: mediante consulta
INCLUÍDO NO ROTEIRO TERRESTRE
– 7 Noites de hospedagem em hotéis 3* e 4*;
– 7 Cafés da manhã;
– 7 Jantares em escelentes restaurantes (sem bebidas);
– Traslado da estação de trem de Avignon até o primeiro hotel;
– Aluguel de E-bike 8 marchas com alforje;
– Guia acompanhando o grupo (fala inglês);
– Van de apoio durante os trechos de pedal;
– Água mineral nos trechos de pedal;
– Transporte de bagagens entre os hotéis;
– Entrada e passeios guiado (guia local) a pé por Uzès, Arles e Aix-de-Provence.
NÃO INCLUSO
– Passagem aérea;
– Traslados para Avignon e na saída;
– Itens para o picnic;
– Bebidas durante os jantares;
– Aluguel de capacete;
– Despesas pessoais no hotel (refeições, serviço de quarto, lavanderia, ligações, etc.);
– Seguro viagem (pode ser comprado à parte);
– Demais itens não mencionados em INCLUÍDO NO ROTEIRO.