Descrição
MARROCOS
Marrakesh, Ouarzazate e deserto
8 dias e 7 noites
Roteiro guiado
Hospedagem: Hotéis & Riads
Grau de dificuldade: 5 – desafiador
O Marrocos autêntico, de bicicleta
Nesta aventura de mountain bike, pedalaremos 230 km em 5 dias num itinerário bastante desafiador. Nossa jornada começa em Marrakesh, a antiga cidade murada repleta de história e surpresas que se desenvolveu ao longo dos séculos como um importante centro de comércio e trocas. A cidade, Patrimônio Mundial da UNESCO, oferece uma grande diversidade de lojas e barracas típicas com culinária exótica e artesanato refinado.
Durante nossa viagem, exploraremos as montanhas e os vales acidentados do Atlas. Nessas terras altas, vive o povo berbere respeitando suas tradições que foram transmitidas por milênios. O pedal acontece meio a um mar de maciços vermelhos de onde você vê picos nevados a poucos quilômetros do deserto implacável, uma imagem contrastante de beleza incomparável. Durante estes cinco dias de bike pelas lendárias montanhas do Atlas, você irá se deslumbrar ao visitar as Kasbahs ou alcançar os oásis que sustentam a vida e as viçosas plantações de palmeiras do sul de Marrocos, tornando sua experiência uma aventura exótica, desafiadora, e ao mesmo tempo gratificante!
MAPA
DIA A DIA
1º. Dia: Chegada a Marrakesh
Após a chegada em Marrakesh, fazemos um transfer até o riad (casas ou palacetes típicos do Marrocos) onde nos hospedaremos e teremos um briefing sobre a viagem. Em seguida, fazemos um passeio pela cidade para visitar a Medina de Marrakesh, um Patrimônio Mundial da UNESCO, com um labirinto de lojas e barracas que vendem comida tradicional suculenta e artesanato requintado. Após nossas explorações, jantaremos em um restaurante perto da Praça Jemaa El Fena.
Refeições inclusas: jantar.
2º. Dia: Marrakesh – Kasbah Telouet – Kasbah Ait Benhaddou
Pela manhã deixamos Marrakech e vamos de van pelas montanhas do Alto Atlas até Kasbah Telouet (3-4 horas). No passado, durante a ocupação colonial francesa, foi a fortaleza de Thami El Glaoui, o Senhor do Atlas, hoje Telouet é um ótimo lugar para começar a nos familiarizar com a arquitetura única e a história das cidadelas do deserto marroquino. É aqui também que nos preparamos para o nosso primeiro passeio de bicicleta. Pedalaremos por uma estrada sinuosa através do Vale Ounila, cercado por uma pitoresca paisagem pré-saariana de falésias rochosas, oásis exuberantes e aldeias berberes tradicionais. Nosso destino hoje é a deslumbrante vila de Kasbah Ait Benhaddou. Este Patrimônio Mundial da UNESCO contém um kasbah medieval bem preservado, conhecido por seu labirinto de edifícios de tijolos de barro, vielas sinuosas e vistas deslumbrantes da paisagem circundante.
Refeições inclusas: café da manhã, almoço e jantar.
Distância percorrida de bike: 46 km ↗ 348 m ↘ 878 m
3º. Dia: Kasbah Ait Benhaddou – Dades Gorges
Hoje vamos passear pelos vales na base das montanhas do Alto Atlas. Estes vales oferecem uma zona de transição entre as altitudes mais elevadas da Cordilheira do Atlas e as regiões áridas e desérticas mais baixas, criando uma paisagem única e diversificada – perfeita para ciclismo de montanha! Saindo de Ait Benhaddou pela manhã, vamos de van para a cidade de Kalaat M’gouna (90 min). Esta é a porta de entrada para o “Vale das Rosas” que, embora conhecido pelo seu festival anual dedicado às rosas de Damasco em flor, é lindo em qualquer época do ano. Começamos a pedalar por Kalaat M’gouna, atravessando um planalto impressionantemente alto que liga o Vale das Rosas ao Vale de Dades, no sudoeste de Marrocos. Nesta região, os berberes ainda vivem em cavernas centenárias e cultivam figos, amêndoas e romãs nas escassas e estreitas faixas de vegetação. Caso a ocasião se apresente, desfrutaremos de um chá de menta fresca ao lado de berberes em uma das cavernas habitadas.
Refeições inclusas: café da manhã, almoço e jantar.
Distância percorrida de bike: 39 km ↗ 658 m ↘ 511 m
4º. Dia: Dades Gorges – Jbel Saghro – N´kob
Hoje pedalaremos do Vale do Dades até a cidade oásis berbere de N’kob. Os primeiros 25 km são uma subida gradual até Passo Tizi n’Tzazert que, situado a 2.200 m de altitude, oferece vistas panorâmicas deslumbrantes sobre as montanhas Jbel Saghro. Descansaremos um pouco as pernas e depois seguimos por uma descida bem agradável, por vezes íngreme, que nos levará ao vale do rio Draa. Esta é uma das paisagens mais férteis do sul de Marrocos, repleta de culturas e plantações de palmeiras cuidadas pelas comunidades berberes. Passaremos a noite na cidade oásis de N’kob, conhecida por seus tradicionais edifícios de adobe.
Refeições inclusas: café da manhã, almoço e jantar.
Distância percorrida de bike: 63 km ↗ 769 m ↘ 1359 m
5º. Dia: N´kob – Agdz
Na saída de N’Kob pela manhã, o cenário se abre para vastas plantações de tamareiras e campos férteis que oferecem uma rica paisagem verde e de tons terrosos. Os jardins em terraços e os palmeirais apresentam um contraste semelhante a um oásis com o ambiente árido do deserto. Pedalaremos em estradas de cascalho que ligam as comunidades berberes e as terras agrícolas do Vale do Draa, apreciando ao longo do caminho a engenhosidade milenar necessária para cultivar sob condições desérticas tão implacáveis. Enquanto o nosso percurso segue o rio, campos de mel e de melâncias margeiam o nosso caminho, mas se nos afastarmos apenas algumas centenas de metros das margens do rio, a paisagem volta a ser seca e árida! Nosso almoço é na vila de Tafechna. Pedalamos por mais 15 km, antes de pegar uma carona na van e seguir até a tranquila cidade de Agdz (1 hora) onde passaremos a noite.
Refeições inclusas: café da manhã, almoço e jantar.
Distância percorrida de bike: 50 km ↗ 551 m ↘ 548 m
6º. Dia: Agdz – Tizi-n-Tichka – Marrakesh
No pedal final do passeio é de Agdz até Cascade Tisgui, apreciando sem pressa as cenas da vida nos oásis e nas aldeias berberes ao longo do rio Draa. Depois de completar o passeio, retornaremos a Marrakech pela cidade de Ouarzazate e pelo Passo Tizi-n-Tichka. A 2.260 m acima do nível do mar, é uma obra de engenharia espetacular que é frequentemente listada como uma das estradas mais bonitas do mundo. Estaremos na estrada por 3-4 horas, mas o tempo passa rápido quando as vistas são tão bonitas! Assim que chegarmos a Marrakech nos instalaremos em nosso hotel e sairemos à noite para tempo livre.
O jantar é livre na vibrante Marrakesh.
Refeições inclusas: café da manhã e almoço.
Distância percorrida de bike: 32 km ↗ 531 m ↘ 205 m
7º. Dia: Marrakesh
Hoje é um dia sem pedal. Relaxaremos nossos músculos fazendo uma visita guiada a Marrakesh, a pérola do sul de Marrocos, para aprender mais sobre a rica história e cultura da cidade. Descubra o Palácio da Bahia, construído no final do século XIX. Consiste em 160 quartos e foi concebido para ser o maior palácio da época. Em seguida, visitaremos os túmulos saadianos, o mausoléu requintadamente decorado e esculpido dos membros da dinastia Saadi, que governou o Marrocos entre 1554 e 1659. Continuamos o passeio com a Mesquita Koutoubia, a maior e mais famosa mesquita da cidade, a praça vizinha Djeema el-Fna, uma movimentada praça cheia de lojas e barracas onde você pode praticar suas habilidades de barganha. O passeio termina com uma exploração do souk (mercado) que oferece uma grande diversidade de especiarias, tapetes berberes, cerâmicas ou artigos de couro feitos à mão.
O almoço é por sua conta, mas nos encontraremos no jantar de despedida para relembrar nosso tempo mágico pelas trilhas de Marrocos.
Refeições inclusas: café da manhã e jantar.
8º. Dia: Marrakesh
Fim dos nossos serviços.
Refeições inclusas: café da manhã.
Os passeios de bicicleta de aventura costumam ir além das trilhas e estradinhas assim, ocasionalmente pode ser necessário redirecionar ou fazer alterações no itinerário por onde pedalamos, sempre garantindo que a viagem seja segura e por vezes até melhor que o inicialmente planejado.
FICHA TÉCNICA
- Duração: 8 dias e 7 noites
- Roteiro começa e termina em: Marrakesh
- Nível: desafiador
- Total pedalado: 230 km, em 5 dias de pedal
- Quantidade mínima de participantes: 2 pessoas
Terreno:
As rotas de pedal ocorrem principalmente em estradas não pavimentadas com alguns trechos asfaltados. As partes off-road desta viagem são complementadas por descidas rápidas e longas. Algumas partes da rota consistem em cascalho solto e trechos de areia que devem ser percorridos de bicicleta com cuidado.
Por isso, recomendamos que estejam em boa condição física e confiantes para desafiar terrenos acidentados. No entanto, como essa viagem é totalmente assistida, quem sente cansaço poderá, se necessário, curtir umas pausas no veículo de apoio.
HOTÉIS
Os hotéis propostos neste roteiro são:
– RIAD LUZIA em Marrakesh – 3 noites
– RIAD MAKTOUB em Kasbah Ait Benhaddou – 1 noite
– DAR ESSYAHA HOTEL em Dades Gorges – 1 noite
– KASBAH ENNAKHIL em N´kob – 1 noite
– KASBAH ITRANE TAMNOUGALTE em Agdz – 1 noite
Poderá haver alteração na lista de hotéis, sempre mantendo a mesma qualidade ou superior.
BICICLETAS
As bicicletas usadas neste roteiro são mountain bikes de marcas renomadas no mercado, com quadro de liga leve, engrenagens de 24 a 27 marchas, freios Shimano e suspensão dianteira.
Caso prefira, poderá alugar uma bicicleta elétrica.
O uso de um capacete é obrigatório.
O guia é treinado em primeiros socorros e resgate de emergência, mas a segurança é de responsabilidade de todos e de cada um. Portanto, é obrigatório que você faça um seguro de viagem que o cubra para um passeio de mountain bike.
DATAS
2024
03/03 a 10/03
07/04 a 14/04
21/04 a 28/04
05/05 a 12/05
08/09 a 15/09
22/09 a 29/09
13/10 a 20/10
27/10 a 03/11
17/11 a 24/11
VALORES
Preços por pessoa, em apartamento duplo: USD 1.780,00.
Taxa de reserva USD 30,00 por pessoa
Valores devem ser acrescidos de IR conforme determinação do governo
Opcionais:
- Aluguel de Mountain Bike: USD 255,00
- Aluguel de E-Bike: USD 335,00
- Suplemento single: USD 395,00
- Seguro médico internacional: mediante consulta
INCLUSO NO ROTEIRO:
– 7 Noites de hospedagem com café da manhã;
– 5 Almoços e 6 Jantares sem bebidas;
– Traslados in e out em Marrakesh (de/para aeroporto);
– Garrafinha de água;
– Guia acompanhando o grupo;
– Carro de apoio;
– Água, refrigerante e frutas durante o percurso de bike (no carro de apoio);
– Ingressos para as visitas mencionadas.
NÃO INCLUSO:
– Voos internacionais e domésticos;
– Um almoço e um jantar;
– Bebidas durante as refeições;
– Despesas pessoais nos hotéis (lavanderia, minibar, ligações, etc.);
– Despesas com visto;
– Gorjetas.